Feto (Planta)

Os fetos são plantas vasculares pertencentes ao grupo das Pteridófitas. São plantas terrestres primitivas, mas que possuem já verdadeiras raízes, caules e folhas, e um sistema vascular de transporte de água, sais minerais e nutrientes ao longo do caule. Os fetos que podemos encontrar hoje em dia são descendentes do primeiro grupo importante de plantas terrestres. Pensa-se que este grupo surgiu há aproximadamente 400 milhões de anos, no período Devónico, tendo provavelmente descendido de outras plantas terrestres primitivas com a geração esporófita predominante no ciclo de vida (contrariamente às briófitas, musgos).

No entanto, os fetos não produzem sementes como as plantas superiores. Possuem um ciclo de vida haplodiplonte, ou seja, que alterna entre as gerações esporófita (a planta adulta (2n) que produz os esporos) e gametófita (o gametófito (n), onde amadurecem as células sexuais).

Dentro do grupo das Pteridófitas, os fetos pertencem à classe Filicopsida. Possuem, habitualmente, frondes (folhas) grandes e divididas. Os esporângios encontram-se na face inferior das folhas e formam agrupamentos de cor amarelada, designados por ‘soros’. Estes soros podem ser encontrados apenas nas folhas férteis, que possuem função reprodutora.

 

Referências bibliográficas

Haou, S., de Bélair, G., & Viane, R. L. (2011). Inventory of the ferns (filicopsida) of Numidia’s (North-Eastern Algeria). International Journal of Biodiversity and Conservation3(6), 206-223.

5042 Visualizações 1 Total
5042 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.