Filicínea

Definição de Filicínea. Constituição e características reprodutivas das Filicíneas.

As filicíneas são uma classe de plantas vasculares comumente designadas por fetos e avencas. Dentro deste grupo estão incluídas plantas como o polipódio, por exemplo. São plantas traqueófitas, dado que possuem já verdadeiros vasos condutores. Descendem das primeiras plantas vasculares, porém,  ainda não formam sementes a protegerem os embriões.

São, no entanto, o grupo de plantas vasculares sem sementes mais abundante. Foram já identificadas cerca de 12 mil espécies pertencentes a este grupo, com uma ampla distribuição geográfica. Distribuem-se na sua grande maioria pelas latitudes tropicais, já que, as condições ambientais aí encontradas são extremamente favoráveis ao seu desenvolvimento. Adaptam-se bem a climas de elevada humidade como aquele que pode ser encontrado na floresta tropical húmida.

 

Constituição de uma Filicínea

Estas plantas são constituídas por um caule, que em algumas espécies pode chegar a atingir grandes dimensões, e fixam-se ao substrato através de um rizoma com raízes. As folhas são geralmente bastante desenvolvidas e são vulgarmente designadas por ‘frondes’. As frondes dos fetos possuem um limbo bem desenvolvido e que se pode apresentar com uma estrutura simples ou composta (o limbo encontra-se subdividido em folíolos).

As folhas nascem enroladas e vão-se desenrolando à medida que crescem, estratégia que as protege da dessecação e da abrasão do solo.

Na altura da reprodução, desenvolvem-se umas estruturas reprodutoras na face inferior das folhas, os esporângios. Os esporângios agrupam-se em ‘soros’ e libertam os esporos que vão germinar, dando origem a um gametófito masculino ou feminino. Este gametófito, o protalo, corresponde à estrutura onde vão amadurecer as células sexuais que originam uma nova planta, por fecundação.

 

 

Referências Bibliográficas

Smith, A. R., Pryer, K. M., Schuettpelz, E., Korall, P., Schneider, H., & Wolf, P. G. (2006). A classification for extant ferns. Taxon, 705-731.

Stern, K. R., Bidlack, J. E., Jansky, S., & Uno, G. (2006). Introductory plant biology. Boston: McGraw-Hill Higher Education.

7667 Visualizações 1 Total
7667 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.