Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Oliveira de Azeméis é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. É um município com 68 111 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 12 freguesias em 161,10 km². Oliveira de Azeméis é limitado a norte por Arouca, a leste por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por Santa Maria da Feira e São João da Madeira.
As 12 freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis são: Carregosa, Cesar, Fajões, Loureiro, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo e Pindelo, Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, Ossela, Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, São Martinho da Gândara, São Roque e Vila de Cucujães.
História
Vila nobre e antiga, a primeira referência documental a Oliveira de Azeméis data de 922 e corresponde a uma doação feita pelo rei Ordonho a um Bispo do Mosteiro de Crestuma, restando ainda vestígios de ocupações proto-históricas e romanas.
Até ao século VII Oliveira de Azeméis era ponto de passagem no cruzamento de rotas tradicionais para o interior e para o litoral, assim como para o norte e para o sul, sendo também ponte de ligação da via militar romana que liga Lisboa a Braga. Aqui existia o Marco Miliário da Milha XII. Do século VII ao século X fixaram-se moçarebes e berberes.
Entre os séculos X e XV, Oliveira de Azeméis foi palco de lutas renhidas entre árabes e chefes militares leoneses e portucalenses. No período entre o século XV e XVIII, a história desta terra ficou marcada pela implementação da Comenda Real da Ordem de Cristo, em 1517, destinada a arregimentar milícias para a defesa do território e policiamento do trânsito regional.
A 5 de janeiro de 1799 foi elevada à categoria de vila e tornou-se sede do Concelho. A 16 de maio de 1984 é elevada a cidade.
Património edificado e natural
O núcleo urbano de Oliveira de Azeméis é um dos locais a visitar na cidade, assim como a rede de museus do concelho, que inclui a Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, a Casa-Museu Ferreira de Castro, o Museu Regional de Cucujães, o Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Em termos de outros monumentos, destaca-se a Ponte da Salgueirinha, a Ponte do Manica e Calçada Medieval e algumas casas abrasonadas.
O núcleo histórico de Pinheiro de Bemposta é um dos locais mais marcantes do concelho, incluindo o Cruzeiro, o Pelourino, os paços do antigo concelho de Bemposta e várias casas e quintas.
Em termos de beleza natural, neste concelho encontramos alguns parques que convidam a visitar: Parque de La-Salette, Parque Molinológico e Crasto de Ul, Margens do Caima, Parque Bento Carqueja e Ponte do Pêga, Praia Fluvial de Pedregulhal, Monte de São Marcos e Parque do Cercal.
Gastronomia
A riqueza gastronómica de Oliveira de Azeméis associa-se à caça e à pesca no rio, dando origem a pratos como o peixe assado no espeto acompanhado com arroz de forno, confecionado em caçarolas de barro, o arroz de ossos da suã, o arroz de febras de Cesar, os pratos de cabrito, a bacalhoada e o nacão de porco. As papas de São Miguel, feitas com carnes marinadas em vinha d’alho e com farinha de milho, são outro petisco local.
Na doçaria temos os zamacóis, as regueifas de Ul, os corações dos namorados, as queijadinhas de cenoura, a sopa seca, os formigos cesarenses, as papas carolas, o bolo de canela, as rabanadas de Cesar, o creme queimado e as fitas de carpinteiro.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Marinha Grande (Portugal) – a 07 de outubro de 2002
Brasão da cidade
O brasão de Oliveira de Azeméis é composto por escudo de azul com um pano de muralha ladeado de duas torres ameadas, moventes da ponta e dos flancos, em prata, lavrado de negro, aberto e iluminado de vermelho. A nascente da muralha, encontramos uma oliveira de sua cor, frutada de ouro, acompanhada em chefe por duas cruzes da Ordem de Cristo. A coroa mural é de cinco torres de prata, o listel é branco com a legenda OLIVEIRA DE AZEMÉIS a negro.