Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município da Chamusca
Chamusca é um município português localizado no distrito de Santarém, na região do Alentejo e sub-região do Ribatejo. É um município com 10 120 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com cinco freguesias em 746,01 km². O município é limitado a norte por Vila Nova da Barquinha, a leste por Constância e por Abrantes, a sueste por Ponte de Sor, a sul por Coruche, a oeste por Almeirim, Alpiarça e Santarém e a noroeste pela Golegã.
As quatro freguesias do concelho da Chamusca são Carregueira, Chamusca e Pinheiro Grande, Parreira e Chouto, Ulme e Vale de Cavalos.
História
Sob regência de D. Afonso V, em 1449, as terras de Chamusca e Ulme são doadas a D. Ruy Gomes da Silva que ali fixa a sua residência. Inicialmente a Chamusca era integrada no termo de Santarém e mais tarde foi elevada a vila e sede do concelho em 1561.
Após o reinado dos Filipes, a partir de 1643, passou a integrar o património da casa das Rainhas, tendo-se mantido desta forma até à época liberal, em 1833.
Património
Este concelho ribatejano tem um importante património natural e arquitetónico, destacando-se:
- Parque Municipal
- Jardim Joaquim Maria Cabeça
- Jardim da República
- Miradouro do Outeiro do Pranto
- Miradouro do Outeiro do Bonfim
- Miradouro de São Francisco
- Igreja Matriz
- Igreja da Misericórdia
- Igreja de São Pedro
- Igreja dos Terceiros de São Francisco
- Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Sete Dores
- Ermida de Nossa Senhora do Pranto
- Ermida do Senhor do Bonfim
- Ermida de São Sebastião do Mato
- Hospital Velho da Misericórdia e Capela de Nossa Senhora da Pobreza
- Convento de Santo António
- Paços do Concelho
- Edifício do Clube Agrícola
- Cine-Teatro da Misericórdia
- Praça de Touros
- Antiga Casa da Câmara
- Chafariz de São Pedro
- Chafariz do Largo 25 de Abril
- Ponte da Chamusca
Gastronomia
A gastronomia da Chamusca é variada, mas destaca-se essencialmente a sua doçaria, com doces feitos à base de ovos. Assim, destaca-se a trouxa de ovos, a lampreia de ovos, os queijinhos do céu, o peixe doce, os fios de ovos, as broas doces, as sopas douradas e os pudins de ovos.
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, com um leão rampante de púrpura, armado de azul. Bordadura de negro carregada de quatro cachos de uvas de ouro, folhados e troncados do mesmo, alternados com quatro romãs de ouro abertas de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DA CHAMUSCA a negro.