Rio Alviela

Apresentação do Rio Alviela: nascente, percurso, foz; principais localidades banhadas pelo rio; afluentes que recebe ao longo do seu percurso…

Caracterização do Rio Alviela

O Alviela é um pequeno rio português, afluente do rio Tejo, e com uma extensão de cerca de 50 km. Nasce na base da Serra d’Aire, próximo de Alcanena,  numa exsurgência na rocha a que é dado o nome de Olhos de Água, formando aí uma pequena cascata com cerca de 14 metros que cai sobre a ribeira de Pernes. No pico das cheias a sua nascente chega a debitar 17 mil litros de água por segundo, o que faz desta uma das mais importantes nascentes do país. A sua nascente é, portanto, uma verdadeira porta de saída de um gigantesco reservatório de água doce subterrânea com mais de 180 km2 de área. Desde 1880 até há poucos anos, a nascente do Alviela foi uma das principais fontes de abastecimento de água à cidade de Lisboa e arredores (através do Aqueduto do Alviela).

Logo após a sua nascente forma-se uma praia fluvial muito concorrida no período de Verão, e pós um percurso de cerca de 50 km pelo Ribatejo, desagua na margem direita do Tejo próximo da Chamusca. Ao longo desse percurso recebe as águas de várias ribeiras, nomeadamente: Ribeira de Carvalhos, Ribeira da Gouxaria, Ribeira dos Amiais, Ribeira da Milheirada, Ribeira de Pernes, Vala Rimeira e Ribeira Vale do Forcado.

1020 Visualizações 1 Total
1020 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.