Energias Renováveis – Conceito
Energias renováveis são energias cuja fonte é considerada renovável, isto é, fontes com origem geralmente na natureza (alguns recursos naturais) e são consideradas inesgotáveis à escala de vida humana.
Estas energias podem posteriormente ser convertidas em energias utilizáveis pelo ser humano, por exemplo energia eléctrica, ou ser convertida em calor.
O desenvolvimento da tecnologia ao longo dos últimos século levou à existência de novas fontes de energia, pois as fontes até aqui utilizadas tornaram-se não renováveis, entre elas pode-se falar de carvão, de petróleo e gás natural.
Atualmente não existe nenhum país que utilize mais de 20% de energias renováveis, no entanto, o mercado para as estas energias continua a crescer.
As fontes mais utilizadas, como mencionado, são combustíveis fosseis que apesar de inicialmente terem sido considerados inesgotáveis, encontram-se de momento a chegar ao fim, pois a sua reposição demora mais tempo do que o tempo que leva à sua exploração.
Por exemplo, o petróleo leva milhões de anos a formar-se, no entanto, todos os dias são gastos milhões de litros de petróleo para a criação das mais diversas coisas, incluindo a gasolina necessária ao movimento dos carros, comboios e aviões.
Devido ao esgotamento dos combustíveis mais utilizados foi necessário procurar e investir em novas fontes de energia, que fossem consideráveis inesgotáveis, pois a sua reposição é mais rápida do que o seu gasto pelo ser humano.
Principais energias renováveis:
Energia Solar
-
Energia obtida a partir da radiação solar. A obtenção desta energia é realizada com auxilio de painéis solares foto-voltaicos que transforma a energia recebida em energia eléctrica. Em alguns casos estes painéis são colocados no topo de prédios e servem para aquecer água e fornecer energia ao prédio. No entanto, dependendo da região onde são instalados, estes podem não produzir energia suficiente.
Energia Eólica
-
Energia obtida através do vento. Esta energia é obtida com uso de turbinas cujas pás ao girar com a força do vento levam à produção de energia. Estas turbinas são colocadas em regiões elevadas e ventosas, ou seja, em zonas montanhosas ou junta a costa. Estas estruturas também podem ser instaladas no mar, aproveitando assim os ventos para aumentar o rendimento deste tipo de energia.
Energia Hídrica
-
Energia obtida através da movimentação de fontes hídricas fluviais. A energia é produzida em centrais hídricas, geralmente barragens, pela água armazenada em albufeiras. Algumas centrais não utilizam albufeiras, mas antes a corrente normal do rio, para produzir energia. Esta energia gerada faz girar umas turbinas produzindo assim electricidade.
Energia dos Oceanos (mares)
-
A energia obtidas nos oceanos pode ser a energia das ondas, ou mesmo a energia das mares, pois a energia é obtida graças ao movimento das ondas ou ainda devido à diferença de temperatura entre os vários níveis da água. Esta energia obtém-se particularmente devido à existência de turbinas em locais como albufeiras e baías.
Energia Geotérmica
-
Energia obtida devido ao calor interno da Terra, através de fenómenos geológicos como giesers e vulcões. Esta energia surge de correntes de convecção que levam ao aquecimento da água permitindo o movimento de turbinas que gera energia.
Energia de Biomassa
-
Esta energia é produzida utilizando restos de matéria orgânica e outros resíduos biodegradáveis que são posteriormente queimados, sendo a energia obtida na queima utilizada essencialmente para a produção de calor. Quando queimados, o vapor libertado pode ser utilizado para fazer mover turbinas que geram electricidade. No entanto, este tipo de energia renovável não é limpa pois a sua produção liberta dióxido de carbono, um dos gases com efeito de estufa.
Outra fonte de energia renovável é a energia do hidrogénio (obtém-se pela combustão do hidrogénio e do oxigénio que dá origem ao vapor de água), esta energia já foi aplicada a meios de locomoção como por exemplos alguns autocarros, no entanto, ainda é necessário mais investigação, pois existem alguns problemas com o seu funcionamento.
Vantagens:
As energias renováveis são fontes de energia que só agora estão a ser explorados, sendo necessário a realização de estudos por forma a determinar se são seguras ou não e que efeitos podem ter no ambiente, havendo ainda muito para aprender e para descobrir.
Entre as principais vantagens associadas a estas energias está o facto de serem renováveis podendo ser utilizadas sem a preocupação que a sua fonte se esgote. Ainda não são conhecidos muitos efeitos negativos para o ambiente, pois estas energias não libertam gases com efeito de estufa, havendo assim uma diminuição da emissão desses gases.
Outra das vantagens é diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, assim como permite um aumento da eficiência energética, que de outra forma não seria possível, já que as áreas onde estas fontes de energia existem são muito maiores que os locais onde se encontram os combustíveis fósseis.
Desvantagens:
As desvantagens prendem-se particularmente com o desconhecimento dos efeitos destas novas fontes de energia a longo prazo. Atualmente sabe-se que algumas das fontes de energia renováveis causam impactos negativos a nível visual, assim como no ambiente.
Algumas investigações reveleram que as torres utilizadas para a produção de energia eólica afetam o voo de diversas aves, assim como de morcegos, ao mesmo tempo, a construção de barragens está a perturbar a deslocação de determinadas espécies de peixes, causando problemas ambientais e ecológicos.
Os biocombustíveis produzem uma elevada quantidade de dióxido de carbono, contribuindo tal como os combustíveis fósseis para o efeito de estufa. Atualmente a maior desvantagem associada à produção deste tipo de energia são seus elevados custos de produção, assim como de distribuição.
Energias renováveis em Portugal:
Portugal é um país para com excelentes condições para a produção de energias renováveis. Segundo a Organização das Nações Unidas e reportado pelo Jornal de Negócios , cerca de 28% de toda a energia usada em Portugal é renovável.
Na Europa , o aumento do consumo destas energias tem sido consideravelmente , sendo que parte dos país já terá ultrapassado as metas para 2020.
Apesar de ainda não ter atingido os objetivos traçados, Portugal mantém-se no bom caminho, possuindo um dos valores mais elevados para atingir.
References:
Antunes, Sara (2017). Portugal é dos países que mais energias renováveis consome na Europa. Jornal de Negocios. Artigo online. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/portugal-e-dos-paises-que-mais-energias-renovaveis-consome-na-europa . Consultado em: Dezembro 30, 2017, em http://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/o-que-sao
Staffell, Iain; Green, Richard (2014). How does wind farm performance decline with age? Renewable Energy. Volume 66. Pages 775-786. Consultado em: Dezembro 30, 2017, em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148113005727#!
Renewable energy Moving towards a low carbon economy. European Commission. European Union. Consultado em: Dezembro 30, 2017, em https://ec.europa.eu/energy/en/topics/renewable-energy
Learning About Renewable Energy. NREL. National Renewable Energy Laboratory U.S. Department of Energy’s Office of Energy Efficiency and Renewable Energy. Consultado em: Dezembro 30, 2017, em https://www.nrel.gov/workingwithus/learning.html