Albufeira (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Albufeira: O termo Albufeira designa uma área coberta de água retida pela construção de uma represa ou barragem num rio ou no…

Conceito de Albufeira (Geografia)

O termo Albufeira designa uma área coberta de água retida pela construção de uma represa ou barragem num rio ou no final de um glaciar, formando uma espécie de lago artificial. Nestes lagos artificiais existe forte tendência para a acumulação de sedimentos arrastados pelas correntes. Alqueva

As albufeiras são frequentes um pouco por todo o mundo, formadas muitas vezes com o objetivo de fornecimento de água para consumo humano, para a agricultura e pecuária ou para manutenção de reservas de água para períodos de menor pluviosidade. Algumas destas albufeiras podem atingir centenas ou até mesmo milhares de metros quadrados de área alagada. A maior de todas fica localizada no Gana, África, onde uma barragem construída em 1965 no rio Volta deu origem a um lago artificial com mais de 8.500 km2 de área. Nos países lusófonos são dignas de destaque o Lago do Sobradinho no Brasil (a 2ª maior da América do Sul, com 4.214 km2), a Albufeira de Cahora Bassa em Moçambique (a 4º maior de África, com 2500 km²) e a Albufeira de Alqueva em Portugal (a maior da Europa, com 250 km2)

O mesmo termo pode também designar uma baía de água salobra, quase completamente separada do mar por línguas de terra e pequenas ilhas. A salinidade destas lagoas varia em função do clima e da frequência das invasões das águas do mar.

7269 Visualizações 1 Total
7269 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.