Anas platyrhynchos (Pato-real)

O Pato-real (Anas platyrhynchos) é a espécie de pato mais comum que podemos observar nos lagos dos parques urbanos.

 

Anas platyrhynchos (Pato-real)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Anseriformes Anatidae Anas A. platyrhynchos

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Cosmopolita. Presente em todo o hemisfério Norte e regiões austrais da Ásia, África, América. Oceania. Pouco preocupante. Água doce. Estuários e pauis. Sementes e plantas. Invertebrados. Captura humana. Aproximadamente 25 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Macho com cabeça verde-escura, peito castanho e parte superior cinzenta. Fêmea castanha.
Dimorfismo Sexual Acentuado. Macho bastante colorido e fêmea de coloração elusiva (castanho malhado).
Tamanho 55-62 cm.
Peso Cerca de 1 kg.

 

O Pato-real (Anas platyrhynchos) é uma ave pertencente à família Anatidae. É uma espécie bastante comum e que podemos facilmente encontrar nos parques urbanos. Coloniza diversos habitats aquáticos naturais como lagos, zonas húmidas alagadas e pântanos.

O macho exibe um tom de verde-escuro forte e brilhante na região da cabeça e do pescoço. Possui um colar branco bem definido no pescoço e o peito acastanhado. A região dorsal e as asas são cinzentas, a extremidade posterior do corpo é preta e a zona da cauda é branca culminando em duas penas encaracoladas.

As fêmeas desta espécie exibem uma coloração discreta em tons de castanho malhado (tal como as fêmeas de outras espécies de aves que não têm penas de cores atractivas para melhor protegerem as suas crias dos predadores) com um barrete escuro, uma listra ocular preta e uma listra supraciliar clara e bem definida. O bico é mais alaranjado que o do macho. É possível observar o espelho alar azul e branco, tanto nos machos como nas fêmeas.

Uma característica destes animais é que voam com o pescoço esticado e efectuam mergulhos na água, podendo mesmo enfiar o corpo todo dentro de água com a cabeça voltada para baixo. Quando regressam do voo, os indivíduos desta espécie pousam tanto na água como no solo. É um animal gregário (organiza-se em grupo) e as suas populações podem ser compostas por vários milhares de indivíduos.

Comportamento reprodutivo

O Pato-real constrói os ninhos numa depressão no solo. A fêmea efectua uma postura anual entre Março e Julho, colocando entre 10-12 ovos de coloração creme. Após um período de incubação de 28-29 dias a prole nasce coberta de penugem. Os juvenis efectuam o primeiro voo entre as 7-8 semanas.

1852 Visualizações 1 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • BirdLife International. 2015. Anas platyrhynchos. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T22680186A84955317. . Downloaded on 23 December 2015.
  • Rogers, D. 2001. “Anas platyrhynchos” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed December 22, 2015 at http://animaldiversity.org/accounts/Anas_platyrhynchos/
1852 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.