Ecossistema Lêntico (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Definição / conceito de ecossistema lêntico. Caracterização destes sistemas. Os ecossistemas lênticos como sistemas transitórios…

Conceito de Ecossistema Lêntico

Um Ecossistema Lêntico é um ecossistema aquático caracterizado por um curso de água calma (sem correntes) ou de águas paradas. São ecossistemas de águas interiores ou continentais, e são designados desta forma sistemas como os lagos, as lagoas, pântanos, etc.Ecossistema Lêntico

Características dos sistemas lênticos

Os ecossistemas aquáticos lênticos possuem grande capacidade de solubilizar compostos orgânicos na massa de água e são constituídos, por definição, por baixas concentrações salinas. Sendo sistemas directamente influenciados pela composição do solo do território envolvente, pelos fenómenos naturais e pela acção das actividades humanas nos sistemas naturais, os parâmetros físico-químicos destes cursos de água poderão variar com o tipo de uso e função do solo da bacia hidrográfica em que se insere. Essa composição química poderá apresentar uma variabilidade acentuada ao longo do curso de água, dependendo do local de amostragem de onde a água é recolhida. Esta variabilidade pode ser o resultado de diferenças relacionadas com a composição geológica da área de drenagem dos efluentes, da composição da bacia de acumulação do lago, da variação do regime de precipitação (maiores ou menores níveis de precipitação de acordo com a época do ano) e com o tipo de vegetação que ocorre. Note-se que o tipo de vegetação pode alterar a composição química do solo envolvente.

Os ecossistemas lênticos como sistemas transitórios

Deste modo, podemos verificar que os ecossistemas lênticos não são elementos permanentes da paisagem pois são altamente moldáveis, de acordo com a evolução geológica e ambiental que decorre ao longo do tempo. São, portanto, elementos transitórios e de curta durabilidade à escala geológica sendo, sobretudo, influenciados pela convergência das interacções ambientais que ocorrem ao nível do litoral (zona em contacto com o ecossistema terrestre adjacente), ao nível da região pelágica (zona não pertencente aos fundos), ao nível da zona das águas profundas (região sem produtividade primária vegetal, dependente da matéria orgânica produzida nas outras zonas) e no limite da interface entre a água e o ar (zona fortemente influenciada pelo clima).

2267 Visualizações 1 Total

References:

  •  Lévêque, C. (2001). Ecologia: do ecossistema à biosfera. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas, nº 36.

 

 

2267 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.