Gavia stellata (Mobelha-pequena)

A Mobelha-pequena (Gavia stellata) é a mobelha que exibe menores dimensões corporais e uma das mais amplas distribuições geográficas anuais.

Descrição de Gavia stellata (Mobelha-pequena)

 

Gavia stellata (Mobelha-pequena)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Gaviiformes Gaviidae Gavia G. stellata

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Árctico. Costa Norte do Atlântico e Pacífico. Região dos Grandes Lagos. Mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo. Pouco preocupante. Mar e água doce. Anfíbios e peixes. Ameaçada por perturbação humana. Aproximadamente 23 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Coroa cinzento-clara e garganta avermelhada (Verão). Dorso malhado (Inverno). Bico fino e arrebitado.
Dimorfismo Sexual Macho ligeiramente maior.
Tamanho 53-59 cm.
Peso 1.8 kg.

 

A Mobelha-pequena (Gavia stellata) é uma ave pertencente à ordem dos Gaviiformes. É uma mobelha de pequenas dimensões e com ampla distribuição geográfica ao longo do ano.

800px-Plongeon_catmarin_oisillon

Adulto e juvenil, Gavia stellata.

 

Características físicas

O aspecto do adulto varia no Verão e no Inverno. No Verão, a coroa é cinzento-clara, e a parte superior do corpo, o uropígio e a cauda são castanhos. O peito e a região do abdómen são brancos e a garganta é vermelho-acastanhada. O bico é preto, curto, fino e curvado para cima. As patas destes tetrápodes são curtas e pretas. Durante o Inverno, o adulto exibe um barrete cinzento e a cabeça e garganta são brancas. A região dorsal apresenta-se malhada. O bico é cinzento.

Comportamento

Os indivíduos desta espécie executam voos directos e robustos, voando com a cabeça e o pescoço descaídos. Nadam, mergulham e, após o voo, podem pousar directamente na água.

Estes animais constroem o ninho em depressões próximas aos cursos de água, geralmente junto a pequenos lagos perto do mar. A postura efectua-se entre os meses de Maio e Setembro. As fêmeas colocam dois ovos de tom castanho-esverdeado salpicados com manchas pretas. O período de incubação dura entre 24 a 29 dias e as crias nascem activas, cobertas de penugem. Estas aves grasnam e gemem durante a época reprodutiva.

 

1109 Visualizações 1 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • on-line: Ivory, A. 1999. “Gavia stellata” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed January 05, 2016 at http://animaldiversity.org/accounts/Gavia_stellata/
  • on-line: BirdLife International. 2012. Gavia stellata. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T22697829A40193841. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012-1.RLTS.T22697829A40193841.en. Downloaded on 05 January 2016.
1109 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.