Stress na adolescência

O stress na adolescência diz respeito à dificuldade em responder de forma ajustada às situações ameaçadoras devido ás mudanças típicas desta fase de desenvolvimento.

O stress na adolescência diz respeito à dificuldade em responder de forma ajustada às situações ameaçadoras devido ás mudanças típicas desta fase de desenvolvimento.

Os estudos de Schermann, Béria, Jacob, Arossi, Benchaya, Bish e Rieth (2014) indicam que são vários os elementos que provocam stress na adolescência, especialmente nos dias de hoje, acumulados com as características igualmente stressoras da própria fase de desenvolvimento, como as mudanças emocionais, cognitivas e fisiológicas.

Assim, Schermann et al (2014) e Gonzaga (2013) entendem o stress na adolescência como a junção de várias reações do organismo a determinado estímulo que é entendido como ameaçador ao equilíbrio da pessoa, como forma de defesa e que se traduz em resposta hormonal e comportamental.

Devido ao turbilhão de mudanças, muitas vezes o adolescente torna-se mais vulnerável e nem sempre tem a capacidade necessária para gerir de forma saudável os elementos que provocam stress, o que dificulta o ajustar de respostas desencadeadoras ao mesmo (Schermann et al, 2014).

Muitas vezes, assistimos a situações que colocam os adolescentes em risco devido a todo este conjunto de mudanças geradoras de stress, quando os mesmos não têm as habilidades necessárias para lidar com o mesmo, o que os leva a adotar comportamento desviante como o abuso de substâncias ilícitas, mau relacionamento familiar, comportamentos sexuais inadequados, entre outros (Gonzaga, 2013; Schermann et al, 2014).

Assim, podemos entender que a capacidade de gerir o stress saudavelmente na adolescência, leva o indivíduo ao desenvolvimento também saudável, gerando adultos mais bem preparados, criativos e produtivos, o que lhes trará melhor qualidade de vida (Gonzaga, 2013).

Conclusão

O stress na adolescência é provocado pela dificuldade em adaptar-se às mudanças características desta fase que faz com que o jovem não consiga gerir bem os elementos que são entendidos como ameaçadores. Muitas vezes, devido ao desfasamento entre a capacidade de gerir o stress e o elemento que o provoca, dá-se o desencadear de respostas desajustadas como comportamentos de risco.

74 Visualizações 1 Total

References:

74 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.