Abuso de drogas

Abuso de drogas diz respeito à utilização de substâncias, habitualmente ilícitas, na busca de procurar aceitação social.

Abuso de drogas diz respeito à utilização de substâncias, habitualmente ilícitas, na busca de procurar aceitação social. A maioria dos casos começa ainda na fase adolescente para aceitação no grupo de pares.

É principalmente na adolescência, o começo do maior marco de uso e abuso de drogas, devido às variações e transformações que ocorrem nesta fase de desenvolvimento vital, de acordo com a revisão da literatura (Wagner, & Oliveira, 2007).

São vários os motivos que levam os adolescentes a enveredar pelo abuso de drogas, entre os quais, procura de aceitação nos grupos onde se querem enturmar, identidade, emoções geradoras de conflitos, entre outras típicas da idade (Wagner, & Oliveira, 2007).

Ao contrário, indivíduos que não passam por este tipo de dificuldade de aceitação e identidade, experimentam diminuição dos fatores de risco e aumento de fatores de proteção, tanto no que diz respeito aos grupos de pares como até mesmo no que diz respeito ao sucesso académico (Bahls, & Ingbermann, 2005).

Por esse motivo, o indivíduo fica mais vulnerável e começa experimentar todo o topo de droga, sejam substancias psicoativas, sejam cigarros, álcool, entre outras variedades (Wagner, & Oliveira, 2007).

No que concerne às faixas etárias, os estudos apontam para o início do abuso de drogas, em média, por volta dos 12 a 17 anos, embora haja registos de abuso das mesmas em idades mais tardias (Wagner, & Oliveira, 2007).

Em termos de maior intensidade no que diz respeito ao tipo de consumo, em alguns países, verifica-se que o haxixe é uma das drogas mais utilizadas, principalmente por jovens do sexo masculino (Wagner, & Oliveira, 2007).

Para Wagner e Oliveira (2007) e Bahls e Ingbermann (2005) é comum que a utilização destas drogas seja originada pela dificuldade em certas competências como relacionamentos sociais ou então, influência dos próprios grupos de pares.

Para Bahls e Ingbermann (2005) muitas vezes estes défices são observados também pelo fracasso no desempenho escolar, que, posteriormente, evoluem para as dificuldades sociais acima citadas.

Conclusão

O abuso de drogas, começa, na maioria das vezes, no período da adolescência e associa-se a outros problemas como dificuldades de aceitação social, défice de relacionamentos e insucesso escolar. A maioria dos indivíduos que utilizam substancias de qualquer tipo, habitualmente é influenciado pela necessidade de aceitação no grupo com o qual se identifica e/ou pelo fracasso vivido nas várias áreas em que está inserido, principalmente, no ambiente escolar.

106 Visualizações 1 Total

References:

  • Rocha Campos Bahls, Fávia; Kuperstein Ingbermann, Yara. Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência. Estudos de Psicologia, vol. 22, núm. 4, outubro-dezembro, 2005, pp. 395-402. Pontifícia Universidade Católica Campinas, Brasil.
  • Wagner, M.F, & Oliveira, M.S. (2007). Habilidades sociais abuso de drogas em adolescentes. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, vol.19, n. 2, p. 101-116, 2007.
106 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.