Drogas e violência

A relação existente entre as drogas e a violência parece ser uma situação bastante evidente em situações de comportamento agressivo como consequência do consumo.

A relação existente entre as drogas e a violência parece ser uma situação bastante evidente em situações de comportamento agressivo como consequência do consumo.

Lima, Lima, Francenely e Neyva (2010) consideram que o uso de drogas, quer líticas, quer ilícitas, influencia, de forma significativa, a propensão para comportamentos de caris violento. Isto acontece devido aos efeitos secundários das mesmas, associados a mudanças físicas, comportamentais e emocionais, principalmente, tratando-se da utilização de drogas entre a adolescência e o início da vida adulta (Lima, Lima, Francenely, & Neyva, 2010).

Do ponto de vista químico e farmacológico, a situação acontece devido aos efeitos do consumo de drogas diretamente no sistema nervoso central, quer seja para comercializar as drogas quer seja para obter dinheiro que permita a compra das mesmas para o seu consumo (David, & Caufield, 2005).

Dessa forma, quando falam de drogas e violência, os estudos referem frequentemente o facto de o indivíduo enveredar por este meio através do contato com familiares que já lidam de perto com o sistema e que já adotaram o comportamento autoritário ou, pelo contrário, permissivo, que desencadeia a violência (Lima, Lima, Francenely, & Neyva, 2010).

A relação existente entre as drogas e a violência prende-se com questões de baixa autoestima, comportamentos antissociais e a facilidade de acesso
às drogas (Lima, Lima, Francenely, & Neyva, 2010).

Não podemos deixar de referir que os comportamentos violentos provenientes do acesso às drogas, não são exclusivos, ou seja, não se trata de consequências exclusivamente provocadas pelo abuso de substancias pelo que existem outros fatores que também podem ser influenciadores como a internet, a televisão, e até mesmo alguns desenhos animados (Lima, Lima, Francenely, & Neyva, 2010).

Apesar disso, continua a ser bastante óbvia a relação entre o consumo de drogas e a violência em ambientes que propiciam este tipo de comportamento (David, & Caufield, 2005).

Conclusão

A relação entre o consumo de drogas e a violência parece bastante significativa especialmente em faixas etárias entre a adolescência e o início da fase adulta. Na maioria dos casos o acesso às drogas é proveniente de ambientes favoráveis ao consumo e o comportamento desencadeado vem como consequência secundária do seu efeito.

187 Visualizações 1 Total

References:

  • David, H., & Caufield, C. (2005). Mudando o foco: um estudo exploratório sobre uso de drogas e violência no trabalho entre mulheres das classes populares da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(spe2), 1148-1154. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000800008;
  • Lima da Silva, Kelanne; Lima Aragão Dias, Fernanda; Francenely Cunha Vieira, Neiva; Neyva da Costa Pinheiro, Patrícia. REFLEXÕES ACERCA DO ABUSO DE DROGAS E DA VIOLÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol. 14, núm. 3, julho-setembro, 2010, pp. 605-610. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.
187 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.