Desenvolvimento na adolescência

O desenvolvimento na adolescência diz respeito à frase de transição em que o indivíduo começa a construir o seu autoconceito e autoconhecimento.

O desenvolvimento na adolescência diz respeito à frase de transição em que o indivíduo começa a construir o seu autoconceito e autoconhecimento.

Para Senna e Dessen (2012) adolescer trata-se de uma fase de desenvolvimento que pressupõe que o indivíduo adquira habilidades não existentes até então, muitas delas interpessoais, o que define um desenvolvimento adolescente de forma saudável.

Segundo a investigação elaborada por Faria (2005) o desenvolvimento na adolescência é pautado por várias e diferentes características, entre elas: a construção do autoconceito que tem como alguns dos seus sinais o aprender a aceitar-se melhor a si mesmo, bem como a querer superar-se, ou seja, encarar os desafios, a valorização das próprias competências, à medida que novas experiências vão sendo adquiridas, entre outros, mas, principalmente, Faria defende também a importância do conhecimento de si mesmo.

Durante a adolescência, o desenvolvimento do indivíduo, tal como em qualquer outra fase de desenvolvimento, também vai estar diretamente ligado ao ambiente onde se encontra e às pessoas com as quais se relaciona, sejam elas dentro da família, na escola ou na sociedade (Faria, 2005).

Para Faria (2005) o conhecer-se a si mesmo, durante a adolescência, é fundamental para o desenvolvimento, devido ao facto, principalmente no contexto escolar, de que o mesmo desenvolve nesta fase certos pensamentos e cognições com base nos seus resultados, o que pode ou não ser benéfico, isto porque, no caso dos adolescentes que possam ter comportamentos menos ajustados, isso pode resultar na desvalorização de si mesmos. Ou seja, o desenvolvimento do adolescente fica comprometido na medida em que se torna extremamente fácil abandonar os desafios propostos porque serão associados a cargas emocionais negativas para os mesmos (Faria, 2005).

Corroborando a importância de reconhecer os acontecimentos acima citados Senna e Dessen (2012) referem como é fundamental para o desenvolvimento na adolescência que o indivíduo seja fortificado na sua resiliência, da esperança, da coragem e das habilidades interpessoais.

Conclusão

O desenvolvimento na adolescência é caracterizado por inúmeros fatores por se tratar de uma fase de transição, e aquisição de muitas coisas como novas experiências, novas formas de pensar, de sentir, de agir. É, por isso, muito importante que a construção do conhecimento próprio seja feita de forma o mais adequada e saudável possível, para que esta fase de desenvolvimento possa acontecer saudavelmente e sem percalços que possam trazer grandes prejuízos.

  • Faria, Luísa. (2005). Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes. Análise Psicológica, 23(4), 361-371. Recuperado em 24 de feveiro de 2019, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000400001&lng=pt&tlng=pt;
  • Senna, S.R.C.M, & Dessen, M.A. (2012). Contribuições das teorias do Desenvolvimento Humano para a Concepção Contemporânea da Adolescência. Teor. E Pesq, Brasília, Jan-Mar 2012, Vol 28 n. 1, pp.101-108.
119 Visualizações 1 Total
119 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.