Autoridade docente

A autoridade docente diz respeito à capacidade de exercer e gerir o poder dentro da sala de aula, do professor para com o aluno

A autoridade docente diz respeito à capacidade de exercer e gerir o poder dentro da sala de aula, do professor para com o aluno

Alguns estudos associam a autoridade docente ao poder do professor sobre o aluno, sem que o mesmo tenha a capacidade de manter a democracia no contexto da sala de aula, participando ativamente na educação do mesmo (Teles, & Lázaro, 2014).

No entanto, em algumas circunstâncias, devido aos métodos educativos contemporâneos, a autoridade docente está abalada pelo excesso de permissividade dado aos alunos que passam a colocar as atitudes dos docentes em questão, negam a obediência ao professor e chegam mesmo a ter atitudes de falta de respeito (Pescarolo, & Moraes, 2016).

Assim é importante que a capacidade para relacionar a autoridade com a democracia na educação, do ponto de vista docente, leve a que o aluno se sinta motivado a aprender, dando-lhe, também, autonomia para a aprendizagem (Teles, & Lázaro, 2014).

Desta forma, uma das estratégias privilegiadas para que a autoridade docente funcione eficazmente, é substituir o método “prémio/punição” pela promoção da aprendizagem intrínseca, fazendo com que o próprio aluno vá em busca da sua aprendizagem, de forma persuasiva, mais do que coerciva (Teles, & Lázaro, 2014).

A literatura demonstra que a autoridade docente irá funcionar caso o professor tenha a capacidade de levar o aluno a querer obedecer, mas, para tal, é importante que haja reconhecimento de ambas as partes no que diz respeito à necessidade de cooperação (Pescarolo, & Moraes, 2016).

Ela substitui o conflito pela capacidade de diálogo, de uma forma que a autoridade é utilizada como método para levar o aluno a sentir-se motivado (Teles, & Lázaro, 2014).

A adesão à autoridade, para alguns autores é vista como legitimidade, no sentido em que o aluno entende que irá haver benefícios (Pescarolo, & Moraes, 2016).

Conclusão

A autoridade docente deve ser exercida de forma a que o aluno se sinta motivado a obedecer ao professor, de forma a que haja uma clara definição de hierarquia, mas sem que haja confronto. Assim é fundamental que o professor saiba utilizar o seu poder e que o aluno compreenda que todos irão beneficiar da sua cooperação em relação às atividades propostas.

97 Visualizações 1 Total

References:

  • Pescarolo, J.K., & Moraes, P.R.B. (2016). O declínio da autoridade docente na escola contemporânea. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v.16, n. 47, p. 147-168, jan/abr, 2016.
  • Teles, J, & Lázaro, A. (2014). EDUCAÇÃO, PODER E AUTORIDADE DO DOCENTE. REVISTA PEDAGÓGICA | V. 6, N~º 33, JUL/DEZ, 2014.

 

 

97 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.