Práticas pedagógicas lúdicas

As práticas pedagógicas lúdicas pretendem motivar eficazmente a criança para as atividades necessárias à sua aprendizagem escolar.

As práticas pedagógicas lúdicas pretendem motivar eficazmente a criança para as atividades necessárias à sua aprendizagem escolar.

Os estudos evidenciam que o lúdico é extremamente importante para as práticas pedagógicas, na medida em que estimula a aprendizagem e o desenvolvimento da criança (Falkembach, 2006).

É necessário ter em conta que as práticas pedagógicas lúdicas devem ser usadas e entendidas como instrumentos de apoio para reforçar aquilo que já está aprendido, sendo treinado de forma divertida e de forma a que a criança seja capaz de organizar aquilo que aprendeu (Fialho, 2008).

Os jogos lúdicos, muito utilizados como prática pedagógica na fase escolar, permitem que a criança adquira várias competências de forma mais eficaz, já que fazem com que haja um vínculo motivacional da criança com o processo de ensino e aprendizagem (Falkembach, 2006).

A importância deste vínculo, devido ao qual se cria o lúdico na prática pedagógica deve-se à necessidade de incutir na criança o interesse, gosto e prazer nas atividades que deve desempenhar (Falkembach, 2006; Fialho, 2008).

É assim que os autores observam através de práticas pedagógicas lúdicas que esta estratégia é eficazmente capaz de estimular a imaginação infantil, principalmente se for em contexto de grupo porque permite a interação e o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, ao mesmo tempo que estimula outras capacidades importantes como a emoção, a autoestima e o conhecimento de si mesmo (Falkembach, 2006).

Indo ao encontro destas teorias, outros trabalhos demonstram que estas prática pedagógicas são fundamentais devido ao desejo agradável que a criança tem de se sentir impulsionada pela aprendizagem a desafiar-se a si mesma (Fialho, 2008).

Conclusão

As práticas pedagógicas lúdicas mostram-se importantes para o ensino e a aprendizagem durante a fase infantil na medida em que levam a criança a sentir prazer, motivação e estimulação para as atividades a desempenhar. Normalmente, são bastante bem sucedidas quando utilizadas em atividades grupais porque levam à aprendizagem dos conteúdos e dos relacionamentos interpessoais. desta forma podemos entender as mesmas como estratégias geradoras de motivação, prazer e vínculo da criança com o ambiente escolar.

  • Falkembach, G.A.M. (2006). O LÚDICO E OS JOGOS EDUCACIONAIS. UNIVERSIDDE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL;
  • Fialho, N.N. (2008). OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENAS DE ENSINO.
137 Visualizações 1 Total
137 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.