Qualidade na educação

A qualidade na educação visa a inclusão e a cooperação de toda a comunidade escolar de forma que a sua evolução se possa expandir.

A qualidade na educação visa a inclusão e a cooperação de toda a comunidade escolar de forma que a sua evolução se possa expandir.

De acordo com alguns autores a qualidade na educação prende-se com vários pontos de vista, entre eles o caráter interpessoal da mesma, a capacidade de comunicação, a estruturação e orientação, todos eles assentes nos devidos apoios e suportes (Gaitas, & Morgado, 2010).

Para que se possam contemplar todas estas dimensões, é também necessário que haja consideração pela individualidade e pela realidade de cada aluno, para se se possa, realmente, apostar no seu desenvolvimento cognitivo e social (Gaitas, & Morgado, 2010).

Nesse sentido, diferentes estudos relembram a importância da educação especial (ee) uma vez que é através da mesma que pais e professores, estes segundos devidamente qualificados, conseguem adaptar a qualidade na educação a todos os alunos de forma coletiva e individualizada (Sant’Ana, 2005).

Não obstante, parece continuar a ser uma das maiores dificuldades na qualidade do processo educativo, a falta de preparação dos professores no que concerne à implementação da educação inclusiva (Sant’Ana, 2005).

Para Gaita e Morgado (2010) é igualmente importante que se proporcione nas instituições de ensino, os métodos necessários para que a aprendizagem se realize de forma cooperativa para que se dê realmente a realização escolar (Gaitas, & Morgado, 2010).

Isto porque, apesar de existirem diferentes tipos de aprendizagem e de ensino, o cooperativo, o competitivo e o individualista, Gaita e Morgado (2010) concluem de forma bastante evidente que a qualidade educativa dos alunos é exponencialmente maior quando apostada na vertente cooperativa.

Conclusão

A qualidade na educação parece estar intrínseca e diretamente ligada à cooperação de toda a comunidade escolar e aliada à inclusão de todos os alunos com e sem necessidades educativas especiais (nee). Para que tal seja possível é importante que se tome em consideração a realidade de cada aluno de forma individual e que professores, pais e educadores estejam devidamente preparados para atuar dentro deste cenário. Como tal, há que ir implementando continuamente estratégias educativas que possam permitir desenvolvimento, evolução e, consequentemente, qualidade na educação e no ensino.

152 Visualizações 1 Total
152 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.