Saúde mental infantil

A saúde mental infantil diz respeito à influência de que a criança é alvo, do ponto de vista mental, por parte dos contextos onde se insere.

A saúde mental infantil diz respeito à influência de que a criança é alvo, do ponto de vista mental, por parte dos contextos onde se insere.

Segundo os estudos levados a cabo por Ferro (2012) a saúde mental infantil está intrínseca e diretamente ligada à estrutura familiar e parental na qual a mesma se enquadra.

É devido a estas condições que muitos autores chamam a ressalva de que o processo de desenvolvimento infantil, para que se traduza na promoção da saúde mental da criança, deve utilizar estratégias que proporcionem sucesso do mesmo (Gauy, & Guimarães, 2006).

Por esse motivo, a literatura indica que o ambiente escolar acaba por se tornar o meio onde algumas crianças poderão encontrar uma saída para ajustar de forma adequada o seu comportamento, principalmente quando o mesmo e pautado por um diagnóstico desviante e em idade precoce (Ferro, 2012).

Olhando para a investigaçao, podemos ver como muitas vezes o desajuste associado à saúde mental infantil, está associado a desvios, principalmente em fases transitórias que podem realmente trazer consequências negativas e perturbações variadas, tanto na infância como, posteriormente, na vida adulta (Gauy, & Guimarães, 2006). A autora Ferro, em 2012 refere que acredita na escola como forma de proporcionar uma alavanca para que a criança transfira para casa um comportamento melhorado, isso irá ser traduzido em ações positivas tanto de grupos de pares como das próprias experiências que se vivem no ambiente escolar (Ferro, 2012). Esta estratégia vem no intuito de prevenir comportamentos associados a problemas anti-sociais que são rejeitados pelos pares que são menos agressivos (Ferro, 2012). Devido ao facto de se tratar de uma situação global, ou seja, que diz também respeito às famílias, e não apenas às crianças, é importante que estes participem ativamente na prevenção deste tipo de comportamento (Ferro, 2012).

Conclusão

A saúde mental infantil está associada, mais uma vez, ao ambiente familiar mas também ao ambiente escolar, ou seja, à maioria dos contextos onde passa mais tempo. Dependendo daquilo que qualquer um dos contextos lhe proporcionar, irá suscitar diferentes respostas, tanto positivas como negativas que, posteriormente, em grande parte dos casos, serão levados para a vida adulta.

217 Visualizações 1 Total
217 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.