Descrição: Estádio de Futebol
Proprietário: Município de Florença País: Itália Cidade: Florença Clube: Associacione Calcio Fiorentina Capacidade: 47,300 lugares Relvado: Relva natural (105 x 68 m) Data de Construção: 13 de Setembro de 1931 |
Descrição
O Estádio Artemio Franchi é um estádio de futebol localizado na cidade de Florença, na Itália, com capacidade para pouco mais de 47 mil espectadores. Construído em 1930, o recinto é propriedade do Município de Florença e é o palco dos jogos em casa da equipa da Fiorentina, onde actuaram os jogadores portugueses Rui Costa e Nuno Gomes.
Apenas uma das bancadas, a “Central”, é coberta. Os outros setores são a bancada central “Maratona”, onde se localiza a torre do mesmo nome, a “curva Ferrovia”, pela via-férrea próxima, e a “curva Fiesole”, onde se encontram situados os balneários.
História
Stadio Artemio Franchi foi oficialmente inaugurado no dia 13 de Setembro de 1931, com um jogo entre Fiorentina e Admira Wien, que a equipa da casa venceu por 1-0, embora tenha demorado até 1932 para que o estádio ficasse completamente terminado.
O complexo foi construído com o nome de “Stadio Giovanni Berta” em honra a um jovem mártir fascista da cidade. Após a Segunda Guerra Mundial, foi rebaptizado como “Stadio Comunale dei Firenze”. Em 1983, o nome foi novamente alterado para a designação que se mantém até hoje: “Stadio Artemio Franchi”, em honra do dirigente da Fiorentina e ex-presidente da UEFA, que faleceu num acidente de tráfego nesse ano.
Por altura da sua construção, o estádio tinha uma capacidade de cerca de 45 mil lugares e já possuía a estrutura que se manteve praticamente inalterada até aos dias que correm.
Em 1934, o recinto foi um dos palcos dos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol, durante o qual recebeu um jogo da fase de grupos e outro dos quartos-de-final, entre Itália e Espanha (e a repetição do referido jogo).
A adição de vários suportes de metal aumentou a capacidade para cerca de 70 mil lugares na década de 1950, o que acabaria, no entanto, por causar ferimentos em vários adeptos, quando a estrutura se desmoronou, em 1957.
O Stadio Comunale, nome que o designava na altura, hospedou uma das duas meias-finais durante o Campeonato Europeu de Futebol de 1968. Pouco mais de 20 mil espectadores presenciaram a vitória da Jugoslávia sobre a Inglaterra por 1-0.
O estádio mudou pouco nas décadas seguintes, até que foi selecionado como local integrante da organização do Campeonato do Mundo de 1990, em Itália, e uma grande remodelação foi necessária.
Durante o Mundial, o Stadio Comunale recebeu três jogos da fase de grupo e o encontro dos quartos-de-final, entre Argentina e Jugoslávia, que terminou empatado sem golos.
A Selecção Italiana de Futebol jogou no estádio pela primeira vez a 7 de maio de 1933, numa vitória por 2-0 sobre a Checoslováquia. A equipa nacional jogou apenas um jogo lá entre 1982 e 2006, num jogo de carácter particular contra o México, que venceu por 2-0. A 1 de Março de 2006, disputou uma partida amigável contra a Alemanha e venceu por 4-1.
Em 6 de Setembro de 2011, o Estádio Artemio Franchi foi palco de um episódio caricato durante o jogo internacional entre a selecção italiana e a selecção das Ilhas Faroé, quando Fabio Quagliarella, jogador da Juventus na época, marcou um golo. Devido à forte rivalidade com o clube de Turim, os adeptos locais afectos à equipa da Fiorentina vaiaram o jogador italiano, depois de este ter marcado um golo a favor de Itália.
Nos últimos anos, o estado de Stadio Artemio Franchi deteriorou-se significativamente, o que tem levado a Fiorentina a considerar a hipótese de construir um novo estádio, no oeste da cidade, perto do aeroporto.
Outros eventos
O já falecido músico David Bowie actuou no estádio durante a sua digressão Glass Spider (“Aranha de Vidro”), a 9 de Junho de 1987.
Maddona também passou pelo Artemio Franchi, juntamente com abertura da banda Level 42, no espectáculo final da Digressão “Who’s That Girl” (“Quem é aquela rapariga?), em Setembro de 1987. A actuação foi gravada em vídeo e lançada em VHS e posteriormente em DVD, intitulada: “Ciao, Italia! – Live From Italy”. Vinte e cinco anos depois, a diva da música pop viria a actuar novamente no estádio, em Junho de 2012, perante uma lotação de 42 mil pessoas, que esgotaram o concerto, durante a Digressão MDNA.
Por ali passaram também outros músicos de excelência, como Bruce Springsteen (2003, na digressão “The Rising”, e 2012, na digressão “Wrecking Ball”, durante a qual choveu sem cessar).
References:
http://www.stadiumguide.com/artemiofranchi/
http://pt.encydia.com/es/Est%C3%A1dio_Artemio_Franchi
http://pt.encydia.com/es/Est%C3%A1dio_Artemio_Franchi