Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Almada
Almada é um município português localizado no distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal. É um município com 174 030 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com cinco freguesias em 70,21 km². O município é limitado a leste pelo Seixal, a sul por Sesimbra e a oeste pelo Oceano Atlântico, abrindo-se a norte e a nordeste para o Estuário do Tejo, em frente aos concelhos de Lisboa e Oeiras.
As cinco freguesias do concelho de Almada são Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Caparica e Trafaria, Charneca da Caparica e Sobreda, Costa de Caparica, Laranjeiro e Feijó.
História
A designação de Almada tem origem árabe, numa palavra que significa “a mina”, uma vez que durante o domínio árabe da Península Ibérica este povo procedia à exploração do jazigo de ouro da Adiça, no termo do concelho.
A vila de Almada foi conquistada por D. Afonso Henriques em 1147 e em 1190 recebeu o foral de D. Sancho I. No entanto, ainda antes, a primeira referência histórica à região remonta ao período Neolítico, tendo a região sido um ponto de passagem dos romanos, fenícios e cartagineses.
A 1 de dezembro de 1297 D. Dinis negociou com a Ordem de Santiago e incorporou Almada nos Bens da Coroa em troca de outras vilas a sul do Tejo. Em 1513 D. Manuel I atribuiu novo foral.
Almada foi elevada à categoria de cidade em 1973. A Costa da Caparica é outra localidade do município com estatuto de cidade, desde 2004.
Património natural e edificado
Dada a proximidade com o mar, o concelho é ponto de paragem importante para os amantes de praias. As extensas praias de Almada abrangem cerca de 13 quilómetros de costa e são os locais perfeitos para a prática de desportos de mar, como surf, kitesurf e bodyboard. Além disso, graças à sua localização banhada pelo rio Tejo, a zona ribeirinha do concelho é um forte elemento turístico.
Almada tem também um importante conjunto de parques e jardins urbanos, nomeadamente:
- Parque da Paz
- Pinhal da Aroeira
- Mata Nacional dos Medos
- Jardim Botânico Chão das Artes
- Jardim do Castelo de Almada
- Jardim dos Capuchos
- Jardim da Cova da Piedade
- Jardim da Criança
- Jardim Doutor Alberto Araújo
- Jardim do Rio
- Jardim Urbano da Costa de Caparica
Paralelamente o património edificado do concelho reflete a sua importância histórica e complementa a restante oferta turística, destacando-se:
- Edifício da antiga Igreja de São Sebastião
- Quinta de São Francisco de Borja
- Palácio da Cerca
- Igreja da Misericórdia de Almada
- Fábrica romana de salga de Cacilhas
- Estação Arqueológica da Quinta do Almaraz
- Fortaleza da Torre Velha
- Solar da Quinta de Nossa Senhora da Conceição
- Capela de São Tomás de Aquino
- Pelourinho de Almada
- Fábrica de Moagem do Caramujo
- Quinta de São Miguel
- Quinta de Santa Rita
- Santuário Nacional de Cristo Rei
- Convento dos Capuchos
Gastronomia
Como cidade próxima do mar e rio Almada tem uma gastronomia rica com origem nos vários ecossistemas naturais que fornecem uma variedade de produtos de qualidade. Assim, a gastronomia local inclui pratos, queijos, doces e vinhos. Nas localidades costeiras predominam os pratos de peixe pescado na costa e nas localidades ribeirinhas são famosos os pratos de marisco e bivalves, assim como as caldeiradas. Nas freguesias do interior são comuns os pratos de carne, enguias, sopas e cozidos.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Porto Amboim (Angola) a 06 de novembro de 1997
- Sal (Cabo Verde) a 29 de outubro de 1999
- Regla (Cuba) a 20 de novembro de 1997
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de azul, com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho, tendo a torre central carregada por uma cruz de Santiago, de vermelho e as laterais carregadas, cada uma por um escudete de azul em ponta, besantado de prata. O castelo assente num monte de penhascos de negro, realçados de prata e de verde, cortado por três faixetas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com os dizeres CIDADE DE ALMADA.
Municípios do Distrito de Setúbal
Alcácer do Sal | Alcochete | Almada | Barreiro | Grândola |
Moita | Montijo | Palmela | Santiago do Cacém | Seixal |
Sesimbra | Setúbal | Sines |