Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Grândola
Grândola é um município português localizado no distrito de Setúbal, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. É um município com 14826 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em cinco freguesias em 825,94 km². O município é limitado a norte por Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste pelo Oceano Atlântico e a noroeste, através do Estuário do Sado, por Setúbal.
As cinco freguesias do concelho de Grândola são Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, Carvalhal, Grândola, Santa Margarida da Serra e Melides.
História do concelho de Grândola
Estudos realizados ao longo do tempo revelam a presença humana neste território desde o Mesolítico. No período romano Grândola atingiu os maiores índices de povoamento e desenvolvimento socio-económico.
Com a formação do território nacional, Grândola ficou a pertencer ao termo de Alcácer do Sal e à Ordem Militar de Santiago da Espada. A comenda de Grândola foi criada em 1380 no reinado de D. João I, tendo sido distribuídas terras, edificadas as primeiras ermidas e moinhos e o lugar da Gramdolla adquiriu o estatuto de aldeia. Dado o seu progresso, D. João III atribuiu a Grândola a carta de vila e libertou-a da tutela de Alcácer do Sal a 22 de outubro de 1544. Assim, nesta altura foi criado o concelho com três freguesias.
Em 1855 o concelho viu aumentado o seu território, sendo anexadas as freguesias de Melides e São Mamede do Sádão.
Património
Como património arqueológico do concelho podemos identificar:
- Monumento Megalítico da Pata do Cavalo
- Monumento Megalítico do Lousal
- Ruínas de Tróia
- Barragem Romana do Pego da Moura
- Sítio Arqueológico Romano do Cerrado do Castelo
- Necrópole de Cistas das Casas Velhas
- Dólmen da Pedra Branca
Ainda no património do Grândola é possível mencionar a Igreja Matriz de Grândola.
Gastronomia
Este concelho alentejano sofre as influências do litoral e do interior, sendo que a gastronomia reflete esta influência. Assim, pode provar pratos de peixe e de marisco, destacando-se as sopas, massas e caldeiradas, mas também os ensopados de enguias. Como principais pratos de carne sobressaem os pratos de caça, o javali, o porco, o borrego e as açordas, sem esquecer os tradicionais enchidos e o cozido à portuguesa do Canal Caveira.
A gastronomia é temperada com as ervas aromáticas, com destaque para os orégãos, os coentros, a hortelã e o poejo. A acompanhar está o pão alentejano e os vinhos do concelho.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Santarém (Portugal)
- Tarrafal (Cabo Verde)
- Rhein-Kreis Neuss (Alemanha)
- Mikolow (Polónia)
- Tarrafal (Cabo Verde)
- Lautém (Timor)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata com um javali a negro dentado do metal do campo e acompanhado por dois carvalhos a verde. Em chefe está uma cruz da Ordem de Santiago, a vermelho, carregada no cruzamento por um pelicano de ouro, ferido de vermelho, alimentando três filhos no ninho, tudo de ouro realçado de negro, acompanhado por duas torres a negro, abertas e iluminadas do campo. Em contra-chefe está uma faixa ondada de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE GRÂNDOLA a negro.
Municípios do Distrito de Setúbal
Alcácer do Sal | Alcochete | Almada | Barreiro | Grândola |
Moita | Montijo | Palmela | Santiago do Cacém | Seixal |
Sesimbra | Setúbal | Sines |