Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 9 253 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em onze freguesias em 108,47 km². O município é limitado a nordeste por Valença, a leste por Paredes de Coura, a sueste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pelos concelhos do Rosal e Tomiño da Galiza.
As 11 freguesias do concelho são Campos e Vila Meã, Candemil e Gondar, Cornes, Covas, Gondarém, Loivo, Mentrestido, Reboreda e Nogueira, Sapardos, Sopo e Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
História do concelho de Vila Nova de Cerveira
Desde a pré-história que se verifica presença humana no território atualmente correspondente ao concelho. De facto existem vários vestígios que comprovam esta presença, com destaque para o tesouro da sepultura da Quinta de Água Branca, cujo espólio está atualmente no Museu Nacional de Arqueologia.
O concelho adquiriu expressão territorial durante a Reconquista. Neste período o rio Minho assume o seu papel de fronteira e são edificados locais que visavam a defesa do curso do rio, surgindo assim as Terras de Cerveira, destacando-se o castelo.
Em 1324 D. Dinis atribuiu foral à localidade e verificou-se a construção de um novo castelo destinado a proteger a vila em desenvolvimento.
Património
Em relação ao património civil do concelho podemos mencionar:
- Couço do Monte Furado (freguesia de Campos)
- Pelourinho
- Solar dos Castros (freguesia de Vila Nova de Cerveira)
O património militar inclui:
- Atalaia de Lovelhe (freguesia de Lovelhe)
- Forte de Lovelhe (freguesia de Lovelhe)
- Castelo de Vila Nova de Cerveira
O património religioso tem como principais sítios a Capela de Santa Luzia (freguesia de Campos), a Capela de São Sebastião, a Capela de Nossa Senhora da Encarnação, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda e a Igreja da Misericórdia.
Por fim, para quem visita este concelho do Alto Minho pode ainda visitar o Aquamuseu do Rio Minho.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Chagny-en-Bourgogne (França) a 22 de junho de 1999
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de verde, um cervo passante de ouro, armado de prata, olhando em frente, contendo entre as hastes um escudete de azul carregado de cinco besantes de prata. A coroa mural é de prata e o listel é branco com os dizeres VILA NOVA DE CERVEIRA a negro.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |