Descrição: Estádio de Futebol
Proprietário: Sunderland AFC País: Inglaterra Cidade: Sunderland Clube: Sunderland AFC Capacidade: 49,000 lugares Relvado: Relva natural (105 x 68 m) Data de Construção: 31 de Julho de 1997 Custo: 30 Milhões de euros |
Descrição
O Stadium of Light (em português, Estádio da Luz) é um estádio de futebol localizado na cidade de Sunderland, na Inglaterra, com capacidade para quase cinquenta mil espectadores. É propriedade do clube Sunderland Association Football Clube, pelo que é o palco dos jogos em casa da equipa. É o quinto estádio com maior capacidade no país.
O estádio fica na margem do Rio Wear, pretendendo assumir-se como uma visão do futuro e um marco para Wearside.
O design do Estádio inspirou-se no património industrial orgulhoso da cidade de Sunderland na produção de vidro, construção naval e de mineração de carvão. Com a sua plataforma inferior em forma de tigela e uma segundo piso sobre as bancadas Norte e Oeste, oferece o máximo de conforto espectador.
História
O Stadium of Light foi inaugurado em Julho de 1997, com um jogo que opôs a equipa da casa ao Ajax de Amsterdão e que terminou com um empate sem golos.
O novo recinto veio substituir o antigo estádio onde a equipa actuava, o Rocker Park, ao qual faltava a capacidade e possibilidade de expansão e modernização.
Inicialmente, o recinto tinha uma capacidade de 42 mil lugares e, de acordo com o presidente do Sunderland na altura, Sir Bob Murray, o nome “Estádio da Luz” foi escolhido devido a duas razões principais: “primeiramente como uma homenagem eterna aos trabalhadores mineiros da região e à sua orgulhosa herança e, depois, à esperança de que o estádio viesse a ser a luz que iria guiar o futuro. Este nome representa uma ligação simbólica aos milhares de mineiros e adeptos do Sunderland que emergiram da escuridão para a luz todos os dias, ao retornarem à superfície depois de um dia de trabalho nas minas.”
A construção teve início oficialmente no mês de Maio de 1996 e demorou catorze meses até ficar concluída, resultando naquele que é agora considerado como um dos melhores estádios do continente europeu.
Com a subsequente expansão da Bancada Norte e outras melhorias de solo, a capacidade actual do Stadium of Light é de 49 mil espectadores, tornando-o num dos maiores recintos de Inglaterra.
O recorde de assistência do estádio é actualmente de 48.335, definido quando o Liverpool visitou Wearside em Abril de 2002.
O Estádio da Luz acolheu a sua primeira partida de futebol internacional em 1999, quando a Inglaterra recebeu a Bélgica num jogo de carácter particular, e o primeiro jogo competitivo internacional que decorreu no estádio teve lugar em Abril de 2003 com a Inglaterra a enfrentar a Turquia na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2004.
Além do futebol, o Stadium of Light, casa do Sunderland, organizou também outros eventos, tendo o seu primeiro concerto de música ocorrido quando a banda “Take That” actuou no recinto no Verão de 2009. Desde então, tornou-se num dos locais mais respeitados no circuito musical europeia.
Sunderland sempre foi uma cidade sem uma catedral, mas o estádio viria a criar uma espécie de “lar espiritual” para a população local, onde, a cada jornada, milhares de simpatizantes se reúnem para assistir aos jogos da equipa, para experimentar a paixão e apreciar a acção.
References:
http://www.safc.com/the-club/stadium/about-the-stadium-of-light
http://www.stadiumguide.com/stadiumoflight/