Bubulcus ibis (Garça-boieira)

A Garça-boieira (Bubulcus ibis) é uma garça branca, pequena, conhecida por se alimentar junto ao gado e prestar auxílio a estes animais na limpeza de parasitas externos.

Caracterização de Bubulcus ibis (Garça-boieira)

 

Bubulcus ibis (Garça-boieira)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Pelecaniformes Ardeidae Bubulcus B. ibis

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Cosmopolita. Europa, África, Ásia, América. Pouco preocupante. Pastagens e pântanos. Principalmente insectos. Factores de ameaça: caça, envenenamento, degradação do habitat. Aproximadamente 20 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Corpo completamente branco (Inverno). Cabeça, dorso e peito castanho-amarelados (Verão).
Dimorfismo Sexual Macho ligeiramente maior.
Tamanho 48-53 cm.
Peso 220 g.

 

A Garça-boieira (Bubulcus ibis) é uma ave pertencente à ordem dos Pelecaniformes. É também vulgarmente designada por ‘Carraceiro’. Trata-se de uma garça pequena, de corpo branco, com o bico e as patas em tom de laranja. Durante o Verão, esta espécie apresenta uma tonalidade castanho-amarelada nas penas da região da cabeça, do peito e do dorso. No Inverno, o corpo é totalmente branco, as patas são escuras e o bico é amarelo.

1024px-Bubulcus_ibis_Victoria_2

Exemplares de Bubulcus ibis seychellarum num mercado de peixe em Victoria (Seicheles).

Comportamento

É uma ave gregária e que se organiza em grupos que podem chegar a compreender centenas de indivíduos. Deve o nome comum de ‘Garça-boieira’ ao facto de ser uma ave que acompanha o gado, alimentando-se nos campos onde estes animais pastam. Mantém o gado livre dos parasitas externos como as carraças, razão pela qual é também popularmente conhecida pelo nome de ‘Carraceiro’. Deste modo, a Garça-boieira estabelece uma relação de simbiose com o gado pois mantém estes animais livres de algumas doenças que podem ser transmitidas pelos parasitas de que se alimenta. O voo desta ave é forte e directo e a vocalização é silenciosa.

Na altura da reprodução, esta ave constrói os ninhos em plataformas sobre as árvores, nas moitas ou em caniçais. Efectua a postura entre os meses de Abril e Junho. Coloca entre 4 e 5 ovos de tom branco-azulado. O período de incubação tem a duração de 21 a 25 dias, após os quais as crias nascem cobertas de penugem e muito dependentes dos cuidados parentais. Os juvenis efectuam o seu primeiro voo aos 30 dias de vida.

 

1545 Visualizações 1 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • on-line: BirdLife International. 2015. Bubulcus ibis. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T22697109A85006112. . Downloaded on 06 January 2016.
  • on-line: Ivory, A. 2000. “Bubulcus ibis” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed January 06, 2016 at http://animaldiversity.org/accounts/Bubulcus_ibis/
1545 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.