Sucesso escolar

O sucesso escolar diz respeito ao aproveitamento positivo das crianças na escola.

Sucesso escolar

O sucesso escolar diz respeito ao aproveitamento positivo das crianças na escola. Este fenómeno depende tanto da instituição escolar e da criança como do apoio parental.

Segundo os trabalhos de Almeida (2002) para definirmos como se constrói o sucesso escolar, temos de entender como é vista a instituição onde as crianças passam a maior parte do seu tempo e, à qual, se dá suma importância. O ponto de análise para este tipo de avaliação deve ter ainda em conta que a mesma tem diferentes tipos de importância no tempo e no espaço, principalmente quando se trata de diferenças culturais e entre países (Almeida, 2002). Algumas das condicionantes mais associadas ao sucesso escolar, na maioria dos países, são a aquisição de conhecimentos acerca dos programas académicos, o desenvolvimento adequado das crianças em diferentes áreas como a física, a psicológica e a interpessoal, o ambiente familiar, o nível sócio económico (NSE) entre outros (Almeida, 2002).

Falando especificamente do ambiente familiar, Almeida, Gomes, Ribeiro, Dantas, Sampaio, Alves, Rocha, Paulo, Pereira, Nogueira, Gomes, Marques Sá e Santos (2005) indicam que as crianças cujo apoio parental em relação aos estudos, se mostra mais próximo, obtêm, significativamente, mais sucesso escolar do que aquelas que não têm as mesmas condições. Esta orientação verifica-se, em grande escala, no que concerne às habilidades de leitura, ou seja, crianças que lêem em conjunto com os pais, tendem a superar melhor as dificuldades (Almeida et al, 2005).

Quando falamos em ambiente familiar, temos de referir ainda o NSE em que se verificam diferenças no que diz respeito aos apoios, o que significa que alunos com maior sucesso escolar, têm mais facilidade de recorrer a apoio extra familiar, ou seja, explicações, do que aquelas que não têm as mesmas possibilidades (Almeida et al, 2005).

Os apoios e a ênfase dada aos programas curriculares, são típicos da na maioria dos casos de avaliação do sucesso em que se assiste a uma exclusiva valorização da aquisição sistemática dos conhecimentos científicos e técnicos que visam a formação superior (Almeida, 2002). Nesse sentido, a escola acaba por investir na produção de conhecimento mas não na evolução do homem e da cultura (Almeida, 2002). Isto acontece porque a aprendizagem se associa, maioritariamente à memorização, sem valorizar a personalização da aprendizagem (Almeida, 2002).

De acordo com Almeida (2002) este tipo de ensino, ao enfatizar exclusivamente a aquisição de conhecimento, negligencia, constantemente, a motivação dos alunos e as especificidades de aprendizagem de cada um deles, significativamente associadas ao sucesso (Almeida, 2002).

Partindo desta observação da escola, podemos compreender como, para obter sucesso escolar, há a necessidade de adquirir diferentes paradigmas como melhorar os espaços e as instalações, bem como atualizar os programas e os equipamentos (Almeida, 2002). Para tal é fundamental apostar mais no material didático e também mais na qualidade do que na quantidade, passando pela reformulação da formação dos professores (Almeida, 2002).

Almeida et al (2005) referem, a respeito das mudanças de paradigma em prol do sucesso escolar, que as mesmas passam, não só pela capacidade de adaptação da escola mas pelas possibilidades e oportunidades a que as crianças têm acesso, no seio familiar. Isto significa que, na maioria dos casos, algumas das grandes diferenças no que concerne ao ambiente familiar acerca do sucesso dos educandos, estão relacionadas com o NSE (Almeida et al, 2005).

Nesse sentido, verifica-se que em NSE baixos, impera, por exemplo, a tendência para oferta de brinquedos, equipamentos e roupa, ao passo que em NSE altos o tipo de presentes é mais pessoal, como por exemplo, os computadores com acesso à internet, que lhes permite ter acesso à enciclopédia online e ao leitor de DVD, o que facilita muito mais, a aquisição dos conteúdos (Almeida et al, 2005).

Quanto à reformulação do ambiente escolar global, propriamente dito, entende-se que, além da adaptação dos equipamentos e dos materiais, é fundamental apostar no desenvolvimento de cada elemento da comunidade escolar, ou seja, implementar uma educação diferenciada e focada tanto no respeito mútuo como na cooperação entre todos, procurando responder às necessidades, principalmente, dos alunos cujo desenvolvimento multifacetado se encontra no auge (Almeida, 2002).

O sucesso escolar visa, segundo Almeida (2002), essencial e primordialmente, a realização pessoal dos educandos inseridos na instituição.

Conclusão

O sucesso escolar depende, em larga escala, de diferentes fatores todos associados à comunidade escolar e ao ambiente familiar. Assim, é importante adaptar a escola às necessidades e motivações dos alunos, respeitando especificidades e individualidades. Quanto à participação familiar em relação ao sucesso escolar, uma orientação adequada e uma participação ativa dos pais nas tarefas, tanto académicas como diárias, dos seus educandos, ajudam a promover o sucesso dos mesmos e, por conseguinte, melhoram a sua motivação.

2888 Visualizações 1 Total

References:

  • Almeida, Leandro, S. (2002). Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicologia Escolar e Educacional, 6(2), 155-165. Recuperado em 06 de dezembro de 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-85572002000200006&script=sci_arttext&tlng=es;
  • Almeida, L.S., Gomes. C.R.I.S., Dantas. J, Sampaio. M.A., M, Rocha. A., Paulo. E., Pereira. T., Nogueira, F.G., Marques, L., Sá, C., & Santos, F. (2005). SUCESSO E INSUCESSO NO ENSINO BÁSICO: RELEV^NCIA DE VARIÁVEIS SÓCIO-FAMILIARES E ESCOLARES EM ALUNOS DO 5º ANO. Actas do VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia. Braga: Universidade do Minho, 14-16. Setembro de 2005. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4206.
2888 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.