Radiação Ultravioleta – Conceito
Radiação Ultravioleta é uma radiação eletromagnética que possui diferentes subtipos. Esta é emitida pelo sol, sendo responsável pelo aquecimento do planeta, assim como pelo clima, o que a torna numa das mais importantes para o ambiente. Esta radiação corresponde a uma das porções do espectro eletromagnético, não sendo detetável pelo olho humano, no entanto, pode tornar alguns objetos fluorescentes, como por exemplo excreções humanas (suor…).
A radiação ultravioleta encontra-se entre a radiação do espectro do visível e o raio X, sendo que o seu comprimento de onda varia entre 380nm a 1nm. Em física, a radiação ultravioleta foi dividida em três, tendo em conta diferentes efeitos, por exemplo, quanto ao efeito sobre os seres vivos: a radiação UVA (conhecida por luz negra), UVB (radiação absorvida pelos seres vivos) e UVC (radiação que não atinge a Terra pois é absorvida pelo ozono, considerada germicida).
A intensidade da radiação que atinge a superfície da Terra depende dos componentes presentes na atmosfera, assim como a distância a que o sol se encontra do planeta ou mesmo a espessura da camada do ozono estratosférico.
A maior parte da radiação emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera, em particular pela camada de ozono. A radiação UVA atinge mais frequentemente a superfície terrestre, mas quando a atmosfera se torna mais fina outras radiações, como a UVB (que é parcialmente absorvida pela camada de ozono) podem também chegar à superfície do planeta.
A radiação ultravioleta atinge com mais intensidade a superfície terrestre à hora do almoço, entre as 11h e as 15h, o que não implica que durante as outras horas não exista emissão de radiação, a emissão só é mais fraca devido ao efeito da atmosfera, que filtra a maior parte da radiação emitida pelo sol.
Além do sol, principal emissor desta radiação, outras fontes podem ser encontradas no planeta Terra que realizem a mesma emissão como por exemplo as lâmpadas de descarga de mercúrio, as lâmpadas fluorescentes .
Benefícios:
Um dos principais benefícios presentes nesta radiação é a sua capacidade germicida, isto é, a radiação ultravioleta é utilizada muitas vezes como desinfetante e bactericida. A utilização desta radiação permite manter um local completamente antisséptico (estéril).
A sua utilização como luz negra permite detetar a presença de sangue, mesmo que este tenha sido removido. A radiação ultravioleta pode ainda ser utilizada para apagar registos escritos em memória eletrónica.
Além da luz negra também existem luzes ultravioleta que devido à presença de fosforo tornam a luz invisível ao olho humano em luz visível. Esta luz pode ser utilizada para o extermínio de insetos, atraindo-os e eletrocutando-os, por outro lado esta também permite a identificação de dinheiro falso.
A baixa dosagem, isto é, numa exposição controlada, a radiação ultravioleta pode trazer beneficios para a saúde humanos, sendo a principal responsável pela produção de vitamina D no organismo humano, assim como auxilia na cura de eczema ou mesmo raquitismo.
Riscos:
Apesar da emissão de radiação ultravioleta ser bastante benéfica para o planeta, a exposição intensa a esta radiação (em particular a UVB) pode ser prejudicial à saúde dos seres humanos, assim como ao bem estar de outros seres vivos.
Uma exposição elevada pode levar ao aumento do risco de cancro da pele no ser humano, assim como o desenvolvimento de problemas nos olhos e diminuir o sistema imunitário facilitando a ocorrência de doenças.
Ao mesmo tempo plantas e animais que se encontrem expostos permanentemente a esta radiação podem desenvolver tumores, principalmente se os níveis de defesa do organismo estiverem em baixo e a intensidade da radiação for elevada.
Evitar exposição:
Os seres vivos em particular as plantas têm alguma dificuldade em evitar a exposição à radiação UV, visto não poderem deslocar-se para se protegerem, no entanto, estes desenvolveram estratégias que lhes permitem proteger-se ao mesmo tempo que usam a radiação em seu beneficio. Os animais cujo habitat se encontra mais exposto à radiação Ultravioleta preferem descansar durante o dia e surgir à noite quando a radiação será menos intensa.
O ser humano como não possui nenhuma proteção física contra esta radiação necessita de utilizar produtos externos como chapéu, óculos de sol, t-shirts e protetor solar com elevado índice de proteção para conseguir prevenir queimaduras na pele ou nos olhos que puderam vir a ter consequências graves na sua saúde.
Referências:
Radiação solar. Instituto Português do Mar e da Atmosfera. República Portuguesa. Consultado em: fevereiro 27, 2019, em https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/uv/index.html
Ultraviolet radiation (UV). World Health Organization. ONU. Consultado em: fevereiro 27, 2019, em https://www.who.int/uv/uv_and_health/en/
What Is Ultraviolet (UV) Radiation? American Cancer Society, Inc. Consultado em: fevereiro 27, 2019, em https://www.cancer.org/cancer/skin-cancer/prevention-and-early-detection/what-is-uv-radiation.html
Ultraviolet radiation. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: fevereiro 27, 2019, em https://www.britannica.com/science/ultraviolet-radiation
Lucas, Jim (2017). What is Ultraviolet light? Live science Consultado em: fevereiro 27, 2019, em https://www.livescience.com/50326-what-is-ultraviolet-light.html