Ciclo do Fósforo

Apresentação do Ciclo do Fósforo – O fósforo é um elemento que possui uma baixa disponibilidade na Natureza, já que, existe na matéria viva em maior quantidade (…)

Apresentação do Ciclo do Fósforo

O fósforo é um elemento que possui uma baixa disponibilidade na Natureza, já que, existe na matéria viva em maior quantidade do que nas fontes que o fornecem. É, assim, um elemento limitante da produtividade dos ecossistemas. Os fosfatos entram nos ecossistemas através da erosão das rochas e são absorvidos pelas plantas, circulando assim, entre organismos produtores e consumidores (ver a imagem abaixo).

Ciclo do Fósforo

O fitoplâncton (organismos fotossintéticos microscópicos que vivem em suspensão na água) é o primeiro grupo de organismos a absorver o fósforo, seguido das algas e outras plantas e, por fim, os animais. Os fertilizantes artificiais compostos de fósforo e as excreções dos animais, são também outra via de entrada deste elemento no sistema. Os elementos fosforizados que compõem os organismos mortos são rapidamente degradados pelos seres decompositores. Os compostos de fósforo presentes no fundo marinho podem também aflorar e recircular nas águas.

Durante este ciclo há grandes perdas de fósforo, pois este elemento acumula-se no sedimento sob a forma de fosfato de cálcio ou fosfato férrico, ou é utilizado na formação de dentes e ossos.

1557 Visualizações 1 Total
1557 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.