Lista dos XX maiores olfatos do mundo animal
Maiores olfatos do mundo animal (top XX) corresponde a uma lista de vinte animais que possuem uma excelente capacidade olfativa. Esta lista teve em conta alguns estudos comparativos entre diferentes espécies, assim como a sua capacidade de descobrir presas (alimentos) a grande distância.
A capacidade olfativa está muitas vezes associado ao número de recetores olfativos, quanto mais recetores melhor é considerado o seu olfato.
Não é muito fácil determinar qual os maiores olfatos do mundo animal, pois diferentes animais possuem diferentes órgãos olfativos, tornando quase impossível a criação de uma lista como esta.
A distância a que um animal consegue sentir um odor também é relativa, pois uma pequena distância para um animal de grande porte será enorme para um inseto.
Urso
Investigadores acreditam que os ursos são os animais com o melhor sentido olfativo. Este sentido é utilizado para a procura de alimentos, assim como para a identificação de um parceiro para a reprodução. A fuga ao perigo e o controlo das crias conta também com a utilização do olfato.
Tubarão
O tubarão branco é considerado um dos tubarões com melhor sentido olfativo. Geralmente, este está associado à deteção de sangue na água e com isso a deteção de presas.
Elefante Africano
Os elefantes possuem o maior olfato do reino animal, sendo cinco vezes superior ao do ser humanos e duas vezes superior ao dos cães. Estes distinguem cheiros que os outros animais, incluído o ser humano, não são capazes de sentir. Além do elevado número de recetores, estes indivíduos podem também distinguir um cheiro a 10 quilómetros de distância.
Cobra
O órgão olfativo das cobras encontra-se na língua. Este orgão permite a deteção de presas, pois as cobras conseguem sentir as partículas e identificam os cheiros através destas.
Cães
Os cães são conhecidos por possuírem um olfato extremamente apurado. Muitas vezes é-lhes atribuída a capacidade de detetar doenças no ser humano, ou mesmo detetar drogas nas malas dos passageiros de aeroportos. Nem todas as raças de cães possuem a mesma capacidade olfativa. Os bloodhound são os que possuem uma olfato mais poderoso.
Traça
As traças e outras borboletas não apresentam um sistema olfativo como aquele que se associa a um mamífero. No entanto, a sua capacidade para detetar odores é incrível, uma vez que consegue distinguir as feromonas dos membros da sua espécie a distâncias extremas.
Rato
A grande capacidade olfativa dos ratos, em comparação com o seu tamanho, permitem-lhes obter o seu alimento. O seu olfato abrange uma elevada gama de cheiros, permitindo-lhes distinguir diversas variações presentes no ar. O olfato permite-lhes obter uma dieta bastante variada. Alguns investigadores acreditam que as suas narinas são capazes de farejar dois cheiros diferentes, um em cada narina.
Opossum (Gambá)
Marsupial típico do México tem o habito de cheirar o lixo à procura de alimentos, a sua curiosidade pode leva-los a ser atacados por cobras ou sofrer com o ataque de vírus e de venenos. No entanto, estes não são grandemente afetados devido ao seu forte sistema imunitário.
Vaca
A sua capacidade para detetar odores a mais de 9 quilómetros torna a vaca num dos animais com um dos melhores olfatos. No entanto, esta não é a sua única característica, pois trata-se também de uma boa ouvinte, assim como possui uma boa visão.
Tartaruga de carapaça mole Chinesa
Esta espécie não vive apenas na China, mas noutras partes do mundo. O seu habitat preferencial são lagos e pântanos, que ela percorre durante a noite. A sua vida noturna leva este réptil a necessitar de um olfato desenvolvido, pois os seus olhos de nada servem debaixo de água, no meio da noite.
Rato-domestico
O seu pequeno tamanho, em conjunto comom uma alimentação muito variada, terá obrigado estas espécies a desenvolver o seu sentido olfativo, permitindo-lhes obter mais facilmente os seus alimentos.
Cavalo
Os recetores olfativos do cavalo estão na casa dos milhares, assegurando que estes indivíduos possuam um ótimo sentido olfativo. A sua capacidade de detetar o odor de animais mortos pode ajudar os cavalos a fugir de predadores. A presença de um elevado número de recetores nos mamíferos pode dever-se a uma vida noturna, durante o surgimento destas espécies, que os obrigou a desenvolver este sentido.
Coelhos
Assim como outros mamíferos, os coelhos possuem um bom olfato com vista a encontrar alimentos, reproduzir-se e fugir de predadores.
Sapo com garras do ocidente (Xenopus tropicalis)
Esta espécie vive na floresta tropical africana, tendo sido amplamente estudado, Este acabou por demonstrar que se trata de um anfíbio com elevado sentido olfativo.
Porco-da-Índia
O seu pequeno tamanho implica que estes animais necessitam de um sentido de olfato bem desenvolvido. Os seus outros sentidos não são lhes servem tanto para obter alimento ou mesmo protegerem-se. Este falto é válido para a maioria dos roedores.
Gatos
Os gatos aparentam ser muito sensíveis ao cheiro, sendo capazes de detetar a sua comida a uma elevada distância. Os cheiros negativos afetam estes seres, fazendo com que se afastem. Estas características são típicas tanto de gados domésticos como dos grandes gatos selvagens.
Peixes
Apesar de existir uma grande variedade de espécies de peixes, todos eles possuem um nível olfativo semelhante. Este é utilizado para diferentes funções consoante diferentes espécies. Alguns peixes utilizam este sentido para se alimentarem, outros para se reproduzirem. Ou ainda, como no caso dos salmões, para retornar ao local onde nasceram.
Aves (abutres)
Ao contrario do que acontece com os peixes, algumas espécies de aves possuem um sentido olfativo mais desenvolvido do que outras. No entanto, acreditava-se que este grupo de indivíduos possuíam um olfato muito mau. Isto não é verdade, pois estas possuem um órgão olfativo muito desenvolvido.
Insetos (abelha)
As abelhas e outros insetos possuem um bom sentido olfativo, que usam para detetar os odor das flores a longas distâncias. Alguns cientistas pensam que algumas espécies de abelhas são capazes de cheirar as suas próprias pegadas, como forma de determinarem em que direção seguir.
Ser humano
O ser humano não tem um sentido olfativo muito diferente do de outros animais, sendo mesmo capaz de detetar cheiros a distâncias consideráveis. O seu sistema olfativo é mesmo melhor do que o de alguns primatas.
References:
Laska, Matthias (2017). Human and animal olfactory capabilities compared. Springer Handbook oƒ Odor Chapter 32. Springer Dordrecht Heidelberg London New York ISBN: 978-3-319-26930-6 e-ISBN: 978-3-319-26932-0. Consultado em: Julho 31, 2019, em https://www.researchgate.net/publication/314950341_Human_and_Animal_Olfactory_Capabilities_Compared
Padodara, R. J.; Jacob, Ninan (2014). Olfactory Sense in Different Animals. The Indian Journal of Veterinary Science. Vol. 2(1). Consultado em: Julho 31, 2019, em https://www.researchgate.net/publication/262932824_Olfactory_Sense_in_Different_Animals