Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Proença-a-Nova
Proença-a-Nova é um município português localizado no distrito de Castelo Branco, na região do Centro e sub-região da Beira Baixa. É um município com 8 314 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 385,39 km². O município é limitado a norte por Oleiros, a nordeste por Castelo Branco, a este por Vila Velha de Ródão, a sudoeste por Mação e a noroeste pela Sertã.
As quatro freguesias do concelho de Proença-a-Nova são Montes da Senhora, Proença-a-Nova e Peral, São Pedro do Esteval, Sobreira Formosa e Alvito da Beira.
História
Nos seus primeiros anos, este local era conhecido por Cortiçada, sendo que só no século XVI este nome foi abandonado, sendo substituído pelo atual.
O Prior de Hospital, frei Rodrigo Egídio, deu a Proença-a-Nova o seu primeiro foral, em 1244. Contudo, a aceitação deste foral não é pacífica. Há autores que defendem que o primeiro foral foi concedido por D. Afonso III em 1242. Em 1512 D. Manuel I reformou todos os forais, cabendo o foral novo a Proença-a-Nova.
Este território foi uma vigaria do Priorado do Crato, que em 1789 foi integrado na Casa do Infantado, criada por D. João IV. Com a extinção, o concelho passou para o distrito de Santarém e depois para o de Castelo Branco, onde se manteve.
Até 1554 o concelho era constituído por apenas uma freguesia, mas mais tarde nasceram as restantes.
Património
Em termos de beleza natural, neste concelho pode desfrutar de belas praias fluviais, nomeadamente:
- Praia Fluvial de Alvito da Beira
- Praia Fluvial da Couca
- Praia Fluvial de Aldeia Ruiva
- Praia Fluvial do Malhadal
- Praia Fluvial da Fróia
Além destes locais pode visitar:
- Moinhos de água em xisto na Ribeira do Alvito
- Poço das andorinhas em Alvito da Beira
- Forte de Ponte de Alvito
- Buraca da Moura na Serra das Talhadas
- Cruzeiro do Cabeço
- Sítio da Conheira
- Igreja Matriz de Proença-a-Nova
- Capela da Misericórdia
- Centro de Ciência Viva da Floresta
- Cruzeiro
- Miradouro geomorfológico das Corgas
- Ponte filipina do Malhadal
- Ponte romana em S. Pedro do Esteval
- Centro de Artes e Ofícios em Sobreira Formosa
- Aldeias em xisto: Figueira, Pedreira, Oliveiras e Cunqueiros
Gastronomia
A gastronomia é o reflexo da caprinicultura e da apicultura, duas atividades que dominam a economia. Pratos como o maranho, o afogado da boda, o plangaio e a salada de almeirão são indispensáveis nas cozinhas tradicionais locais. O queijo cabreiro é outro produto obrigatório nas mesas.
Na doçaria pode provar a tigelada, mas também as broas de mel, os esquecidos e o bolo finto. Há ainda outros doces que utilizam recursos abundantes na região, como o mel, o azeite e a aguardente de medronho.
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, sobreiro de verde, frutado de ouro e arrancado de negro. Em chefe de vermelho, uma cruz de Malta de prata. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE PROENÇA-A-NOVA a negro.
Municípios do Distrito de Castelo Branco
Belmonte | Castelo Branco | Covilhã | Fundão |
Idanha-a-Nova | Oleiros | Penamacor | Proença-a-Nova |
Sertã | Vila de Rei | Vila Velha de Ródão |