Fábrica

Conceito de fábrica, a sua história, atualidade e alguns dos problemas que pode trazer para o ambiente…

Fábrica – Conceito

Fábrica

Fábrica

Fábrica é por definição um espaço físico, onde trabalhadores, designados por operários, realizam uma produção a nível industrial. Atualmente as fábricas já não são vistas como um único edifício, mas em muitos casos correspondem a um complexo de edifícios, operários, capital e maquinaria que funcionam com um único propósito, transformar a matéria-prima em produtos.

Os operários podem produzir bens ou apenas supervisionam as máquinas, formando normalmente linhas de montagem em que cada operário realiza uma função para a produção do produto final.

Por exemplo, numa fábrica têxtil deverá existir operários que cortam o tecido em moldes que depois são cozidos nas posições certas, seguidamente estas peças sofrem uma primeira revisão, podem ser lavados ou apenas dados a ferro, sofrendo posteriormente mais algumas revisões até se obter o produto final, que poderá ser um casaco, uma saia ou uma camisa.

Os bens produzidos nas fábricas são geralmente todos iguais, sendo produzidos muito mais rapidamente do que se fossem feitos por um artesão num atelier. Os bens, criados nas fábricas, são normalmente produzidos em grande quantidade, pelo que podem ser vendidos a preços mais baixos e acessíveis a todas as pessoas.

História:

Fábrica

Fábrica

Apesar de as fábricas terem surgido antes da revolução industrial, foi com a criação da máquina a vapor no inicio no século XIX, em Inglaterra, que as fábricas tiveram o seu grande desenvolvimento, dando origem à revolução industrial e consequentemente à produção em massa.

As primeiras fábricas eram edifícios onde os operários se reuniam para realizar as tarefas de produção, não havendo ainda maquinaria que acelerasse o processo, este era bastante moroso e a quantidade produzida diariamente era baixa.

O surgimento da máquina a vapor veio aumentar a eficiência e a quantidade de produtos produzidos diariamente, no entanto, esta invenção foi responsável pelo drástico aumento do desemprego, pois apenas um número mais reduzido de operários era necessário para operar as máquinas em funcionamento.

Com Henry Ford, já no século XX, ocorreram novas inovação nas fábricas e na forma como as indústrias passaram a funcionar. O seu método contava com funcionários especializados colocados numa linha de montagem para acelerar o processo de produção. Este método vem diminuir os custos de produção e baixar o custo dos produtos dando-se inicio à produção em massa e ao consumismo americano que se veio a espalhar pelo mundo.

Atualidade:

Fábrica

Fábrica

Atualmente as fábricas possuem associados a si grandes armazéns e depósitos onde são guardados os excedentes de produção. As fábricas atuais são muitas vezes computorizadas permitindo cálculos mais rigorosos, assim como produtos exatamente semelhante e mais facilmente produzidos. Os processos de controlo de qualidade, assim como a gestão de recursos são mais eficientes e têm vindo a tornar-se uma preocupação para os diretores das diversas indústrias.

Estas fábricas são normalmente modernas, com maquinaria de última geração e processos de produção inovadores. As novas fábricas assumem-se como sendo auto-suficientes e sustentáveis tanto a nível do processo produtivo como a nível de gestão ecológica.

As novas fábricas fazem uma aposta na iluminação e ventilação mais natural, diminuindo os gases poluentes produzidos, passando a apresentar um baixo impacto ambiental, pois não libertam tantos gases com efeito de estufa.

Estas fábricas passam a ter uma preocupação com a gestão de recursos que produzem e que podem torna-se prejudiciais ao ambiente, por esse motivo apresentam sistemas de tratamentos de resíduos, com reaproveitamento de materiais sempre que possível.

No futuro esperam-se fábricas cada vez mais computorizadas e com a presença de robôs cada vez mais avançados, nanotecnologia, criação de protótipos cada vez mais rápida, assim como inúmeras inovações que não é possível imaginar.

Problemas:

Fábrica

Fábrica

A revolução industrial, a criação da máquina a vapor e o surgimento das fábricas trouxe diversos problemas tanto a nível ambiental, como de saúde e a nível social.

Inicialmente os operários eram indivíduos de todas as idades e sexos que recebiam muito pouco pelo número de horas que trabalhavam. Estes indivíduos acabavam por correr riscos de vida e viam a sua saúde diminuída pela fraca exposição solar e pela exposição aos gases produzidos pelas máquinas a vapor.

A desigualdade salarial que existia entre homens e mulheres, assim como o trabalho infantil (ainda verificado em alguns países em desenvolvimento) acarretavam graves problemas sociais, pois as condições de vida que tinham eram péssimas.

As fábricas iniciais produziam demasiados gases poluentes alterando consideravelmente a composição da atmosfera (o que se veio a verificar mais tarde ser prejudicial para o ambiente), além de alterem estruturalmente a paisagem destruindo florestas, diversos habitats e ecossistemas, ao mesmo tempo que contaminando reservatórios de água utilizados muitas vezes na agricultura e na alimentação humana.

606 Visualizações 1 Total

References:

(2014). Factory system Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Fevereiro 28, 2018, em https://www.britannica.com/topic/factory-system

Taisch, Marco; Stahl, Bojan (2013). Requirements Analysis and Definition for Eco-factories: The Case of EMC2. APMS 2012, Part I, IFIP AICT 397, pp. 111–118. IFIP International Federation for Information Processing

“Working Conditions in Factories (Issue).”Gale Encyclopedia of U.S. Economic History. Encyclopedia.com Consultado em: Fevereiro 28, 2018, em http://www.encyclopedia.com/history/encyclopedias-almanacs-transcripts-and-maps/working-conditions-factories-issue

606 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.