Sustentabilidade (Desenvolvimento Sustentável)

Conceito de Sustentabilidade, as principais características, o desenvolvimento e as metodologias para a criação de um desenvolvimento sustentável…

Conceito de Sustentabilidade (Desenvolvimento Sustentável)

sustentabilidade

 

 

Sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) é um dos conceitos mais utilizados na literatura de todas as áreas, desde as ciências à economia, estando integrada do vocabulário das empresas e organizações. A sustentabilidade corresponde à manutenção de um determinado sistema (ambiente, finanças) num certo nível, que lhe permite funcionar durante um determinado período de tempo.

O seu amplo uso contribuiu para o surgimento de diversas definições para este conceito, o que veio tornar difícil a sua interpretação, no entanto, uma visão multidisciplinar tem vindo a ser defendida por muitos investigadores.

Este conceito é bastante complexo, estando dependente da área em que o conceito é aplicado, ao mesmo tempo que está dependente de diversas variáveis, tornado-o útil em vários níveis. O conceito de sustentabilidade está também associado ao ponto de vista humano, sendo que a preservação ambiental que defende corresponde às necessidades que o ser humano tem em relação ao ambiente que tenta preservar.

Em ecologia, sustentabilidade corresponde à utilização de recursos naturais com vista à sua preservação para as gerações futuras, isto é, as necessidade presentes de um determinado recurso, não podem impedir a satisfação dessas mesmas necessidades a longo prazo.

O desenvolvimento sustentável corresponde à teoria em que o respeito pelo ritmo natural de produção dos ecossistemas e pelos recursos por eles fornecidos levará ao surgimento de uma sociedade com uma qualidade de vida muito superior à presente.

Este desenvolvimento sustentável e o surgimento de uma sociedade sustentável depende da acção de todos e não apenas de algumas pessoas ou alguns governos, pois o ambiente é afectado pela acção conjunta de todos os seres vivos e não apenas de alguns.

Desenvolvimento do conceito:

O conceito surgiu inicialmente com o Relatório Brundtland em 1987, onde era defendido o uso sustentável dos recursos, sem que o seu uso por gerações futuras fosse afectado. No entanto, este conceito terá começado a ser desenvolvido na Conferencia das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em 1972, na cidade de Estocolmo.

Os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável surgem com o intuito de favorecer o surgimento de uma sociedade que além de se desenvolver economicamente, não esquecia a preservação do ambiente e dos recursos ambientais.

O surgimento de programas como a Agenda 21, programa para o desenvolvimento sustentável que engloba o ambiente, a economia e a sociedade, foi uma conquista da sustentabilidade a nível global, assim como para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Combate pela sustentabilidade:

O programa da Agenda 21 tem vindo a ser implementado em centenas de países com o intuito de desenvolver sociedades mais sustentáveis para o século XXI, no entanto, muito ainda é necessário fazer, levando ao surgimento de diversas outras propostas que tentam solucionar os problemas de sustentabilidade do planeta.

Ao longo do século XX as politicas seguidas pelas empresas e pela própria sociedade baseavam-se no crescimento económico através da produção, sem ponderar na sustentabilidade dessa produção e no uso excessivo dos recursos utilizados.

Com o aproximar da viragem do século, as preocupações com o ambiente, as alterações climáticas e com a sustentabilidade do estilo de vida das populações vieram favorecer a implementação de medidas que visavam a preservação do ambiente em detrimento do crescimento económico. O choque entre estes dois paradigmas veio provocar alguns conflitos sociais e económicos, no entanto, a questão presente não é escolher um deles, mas antes tentar integrar ambos na construção de uma sociedade mais estável e equilibrada.

As estratégias para a sustentabilidade chegaram às comunidades, assim como às empresas, passando por vários níveis da sociedade civil, permitindo o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável, sempre com o intuito de tornar o estilo de vida das populações mais adequado aos recursos que se encontram disponíveis, sem afectar drasticamente o crescimento económico.

Entre as principais medidas para favorecer o surgimento de uma sociedade mais sustentável encontram-se a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, a reciclagem e reutilização de materiais e objectos, assim como a substituição dos combustíveis fosseis por outras fontes de energia mais ecológicas.

A medição dos bens naturais, do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade é quase impossível (tendo sido utilizados diversos índices e indicadores como o PIB), razão pela qual foi discutida de forma extensa ao longo dos últimos anos, no entanto, ainda muito há para descobrir e determinar neste assunto tão vital para a sobrevivência da espécie humana.

1498 Visualizações 1 Total

References:

Morelli, John (2011). Environmental Sustainability: A Definition for Environmental Professionals. Journal of Environmental Sustainability: Vol. 1: Iss. 1, Article 2. Consultado em: Julho 31, 2016, em http://scholarworks.rit.edu/jes/vol1/iss1/2

Torresi, Susana I. Córdoba de, Pardini, Vera L., & Ferreira, Vitor F.. (2010). O que é sustentabilidade?. Química Nova, 33(1), 1. Consultado em: Julho 31, 2016, em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422010000100001

1498 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.