O Reino Plantae (também chamado de Reino das Plantas ou Reino Vegetal) engloba os organismos que, de uma forma geral, se designam por “plantas”, o que inclui árvores, arbustos, ervas, entre outros. São organismos eucariontes (formados por células eucarióticas), multicelulares e que podem ocupar os meios terrestre e aquático. As plantas são autotróficas fotossintéticas, existindo algumas espécies simultaneamente heterotróficas (são exemplo as plantas insetívoras, também conhecidas por plantas carnívoras, que realizam fotossíntese e também se alimentam de insetos que capturam).
As suas células apresentam, além da membrana citoplasmática, parede celular. O principal componente desta é a celulose.
Além das inúmeras utilizações que o Homem encontra nas plantas (alimentação, medicina, etc), ecologicamente a importância destes seres vivos reside, por exemplo, no facto de contribuírem para a regulação do clima (através da absorção de dióxido de carbono) e de participarem no ciclo de vários compostos (como o carbono e o azoto).
Fotossíntese
A fotossíntese é um processo através do qual, a partir de água e dióxido de carbono e por ação da luz solar, alguns organismos produzem oxigénio e glicose. As plantas produzem assim o seu próprio alimento (são seres autotróficos), já que a glicose é um composto orgânico nutritivo, que fornece energia às células para que estas possam realizar o seu metabolismo. Para a realização da fotossíntese é necessária a presença da clorofila, um pigmento presente nas folhas que confere a estas a cor verde e que é estimulado pelos raios solares.
Reprodução
Uma das formas de reprodução nas plantas é a formação de sementes. Em algumas plantas, as sementes encontram-se dentro dos frutos, os quais por sua vez se formam a partir das flores. Outras espécies apresentam as suas sementes protegidas por estruturas escamosas como as pinhas. Existem ainda aquelas que formam apenas a semente, sem qualquer estrutura a envolvê-la.
A formação de esporos é uma outra estratégia reprodutiva. Podem considerar-se diferentes tipos de esporos em diferentes grupos de plantas. Após a fecundação forma-se uma estrutura transitória que depois se diferencia numa planta adulta.
Tanto a formação de sementes como a produção de esporos são processos de reprodução sexuada.
Em algumas espécies vegetais ocorre reprodução assexuada, por multiplicação vegetativa. Neste caso, a partir de uma porção da planta gera-se um novo organismo.
Tabela resumo das principais características das plantas:
Tipo de célula | Eucariótica |
Parede celular | Presente, constituída principalmente por celulose |
Organização celular | Organismos multicelulares |
Nutrição | Autotróficas fotossintéticas
Algumas espécies também heterotróficas |
Reprodução | Sexuada ou assexuada |
References:
– Noções Gerais Sobre o Mundo das Plantas. Disponível http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/index.php?menu=1&language=pt&tabela=geral. Acedido 05-02-2016
– Stern, K. R., Bidlack, J. E., Jansky, S., & Uno, G. (2006). Introductory plant biology. Boston: