Perturbação de Personalidade

A perturbação de personalidade é caracterizada pela presença de um padrão inflexível, generalizável a diferentes domínios, tendencialmente estável e duradouro das respostas de um indivíduo, constituindo-se como um modo de funcionamento não adaptativo

Conceito de Perturbação de Personalidade

A perturbação de personalidade é caracterizada pela presença de um padrão inflexível, generalizável a diferentes domínios (e.g. social, cognitivo, emocional) e situações, tendencialmente estável e duradouro (identificável na idade adulta ou no término da adolescência) das respostas de um indivíduo, constituindo-se como um modo de funcionamento não adaptativo e ao qual está associado mal-estar psicológico significativo.

A definição de perturbação de personalidade pode ser originalmente encontrada no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (APA; Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM), cuja definição orienta comummente a prática clínica em diferentes Eixos, sendo as perturbações de personalidade, enquanto modos de funcionamento estáveis não adaptativos, organizados no Eixo II.

Este Manual divide as perturbações de personalidade em três grupos, organizados em função de características partilhadas entre diferentes perturbações de personalidade.

Assim, o grupo A relativo às perturbações de personalidade com características excêntricas é constituído pelas perturbações de personalidade Paranóide, Esquizóide e Esquizotípica;

O grupo B é caracterizado pela presença de labilidade emocional, teatralidade e manipulação, sendo constituído pelas perturbações de personalidade Antissocial, Borderline, Histriónica e Narcísica;

O Grupo C que por sua vez é caracterizado pela presença de ansiedade, constituída pelas perturbações de personalidade Evitante, Dependente e Obsessivo-Compulsiva.

A identificação destes padrões de funcionamento afigura-se importante na prática clínica já que permite, de forma gradual, a promoção da tomada de consciência, bem como a possibilidade de promover ações reparadoras e alternativas de funcionamento que promovam a adaptação e o bem-estar do indivíduo.

580 Visualizações 1 Total

References:

Rodrigues, V. A., & Gonçalves, L. (2009). Patologia da Personalidade. Teoria, Clínica e Terapêutica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.