Bem-Estar Psicológico

O conceito de bem-estar psicológico surge no contexto da Psicologia Clínica e do Desenvolvimento, caracterizando-se por diferentes domínios do desenvolvimento humano.

Conceito de Bem-Estar Psicológico

O conceito de bem-estar psicológico surge no contexto da Psicologia Clínica e do Desenvolvimento, caracterizando-se segundo Ryff e Keyes (1995) por diferentes domínios do desenvolvimento humano, a saber:

  • Autonomia, enquanto capacidade de autodeterminação e diferenciação;
  • Mestria,  a capacidade de gerir de forma efetiva a sua vida;
  • Relacionamento positivo, isto é, o estabelecimento e manutenção de relações interpessoais saudáveis;
  • Crescimento pessoal, enquanto desenvolvimento contínuo como pessoa;
  • Autoaceitação, isto é, a avaliação e aceitação de si mesmo;
  • Propósito de vida, a crença de que a vida tem um sentido ou significado.

Bem-estar psicológico e adaptação

Neste sentido o indivíduo apresenta-se como o agente do seu desenvolvimento, sendo este um processo em que o próprio vai construindo e realizando o potencial do seu Self. Assim, o bem-estar psicológico não deverá ser entendido como a mera ausência de sintomatologia (e.g. ansiosa ou depressiva), já que esta constitui uma perspetiva reducionista do bem-estar do indivíduo, podendo ao invés não só ser definido numa perspetiva gradativa e de concretização do potencial humano, mas também de adaptação do indivíduo ao meio. Nesta perspetiva, é valorizado o caráter adaptativo dos seus comportamentos ou respostas face às circunstâncias e exigências do contexto com que se depara em cada momento.

1427 Visualizações 1 Total

References:

Ryff, C., & Keyes, C. (1995). The structure of psychological well-being revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 69(4), 719-727. doi: 10.1037//0022-3514.69.4.719

1427 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.