Perturbação Narcísica

Conceito de Perturbação Narcísica

A perturbação narcísica é uma perturbação da personalidade que se caracteriza pela crença ou comportamentos de grandiosidade do Self, associado a ausência de empatia face aos outros. O indivíduo considera-se superior ou especial, requerendo a admiração dos outros, o que contribui para expressões de arrogância e/ou expectativas desajustadas relativamente ao comportamento dos outros.

Conceptualização e funcionamento  da personalidade

De acordo com alguns autores, os indivíduos que apresentam perturbação narcísica revelam necessidade de admiração e validação dos outros tendo em vista a obtenção de valorização interna, significando que apesar da aparente inflação do Self, não apresentam uma autoestima grandiosa. Esta, por sua vez, tende a ser pautada pelo medo de não ser suficientemente bom, associado a elevados padrões de idealização e sucesso.

Do ponto de vista dos fatores predisponentes, sugere-se que as características gerais desta perturbação se relacionam com contextos familiares inseguros, oscilando entre a invalidação e a validação contingente do indivíduo (e.g. consoante o seu desempenho, que quando bem sucedido poderá ter sido enaltecido/sobrevalorizado em relação ao dos outros), no âmbito de julgamentos e críticas constantes. Neste sentido, o Self grandioso do indivíduo com perturbação de personalidade narcísica funciona como um mecanismo de compensação orientado para si próprio, associado a relações interpessoais superficiais ou tendencialmente unilaterais.

As relações interpessoais constituem assim meios para obtenção de validação e aprovação, não se verificando reciprocidade, característica que enfatiza o isolamento e a privação emocional, na medida em que a personalidade do indivíduo é construída sob alicerces tendencialmente mais instrumentais (e.g. relações interpessoais que mantém para obtenção de ganhos, como aprovação) do que genuínos (e.g. relações interpessoais de genuína amizade, com partilha de sentimentos e atividades).

Comorbilidade

Frequentemente perante situações de maior desafio (e.g. situações nas quais não consegue ser considerado especial ou superior), a vulnerabilidade do seu Self pode apresentar-se sob a forma de vergonha, sentimentos de insuficiência e raiva pela percepção de invalidação. Face a esta experiência, indivíduos com perturbação de personalidade narcísica podem apresentar comorbilidade com perturbações depressivas, ansiosas ou delirantes.

 Palavras-chave: perturbação narcísica; perturbação da personalidade; self; inflação do self

1216 Visualizações 1 Total

References:

Beck, A., Freeman, A., & Davis, D. (2004). Cognitive Therapy of Personality Disorders. New York: The Guilford Press.

Rodrigues, V. A., & Gonçalves, L. (2009). Patologia da Personalidade. Teoria, Clínica e Terapêutica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

1216 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.