Perturbação de Personalidade Antissocial

Apresentação do conceito de Perturbação de Personalidade Antissocial: A Perturbação de Personalidade Antissocial é, como o próprio nome indica…

Conceito de Perturbação de Personalidade Antissocial

A Perturbação de Personalidade Antissocial é, como o próprio nome indica, uma perturbação ao nível da Personalidade, definida pelo DSM-IV-TR, que se caracteriza por comportamentos que vão contra a lei, falta de empatia, egocentrismo e falta de consideração pelos sentimentos dos outros.

Os comportamentos antissociais podem ser definidos como ações delinquentes crónicas que não são corrigidas pela experiência ou pelo castigo aplicado aos comportamentos. Indivíduos com este tipo de personalidade têm tendência para cometer mais crimes.

As pessoas com personalidade antissocial manifestam tendências hedonistas, onde se verifica uma busca pelo prazer, bem como a superficialidade emocional, podendo haver a verbalização de fortes sentimentos.

Estes indivíduos conseguem racionalizar os seus comportamentos desadequados e conseguem frequentemente livrar-se dos problemas consequentes das suas ações através da conversa. Verifica-se uma tendência para condutas impulsivas, que causem prejuízo emocional e financeiro aos outros, sem que seja sentida culpa.

Embora as perturbações de personalidade só sejam diagnosticadas a partir dos 18 anos de idade, há estudos que evidenciam que este tipo de perturbação pode aparecer em crianças e adolescentes.

583 Visualizações 1 Total
583 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.