Educação escolar

A educação escolar pretende levar os mesmos direitos e oportunidades à educação e à cidadania, a todos os alunos que fazem parte da comunidade.

A educação escolar pretende levar os mesmos direitos e oportunidades à educação e à cidadania, a todos os alunos que fazem parte da comunidade.

De acordo com Dazzani (2010) a educação escolar preocupa-se com a inclusão de todos os seus alunos, ou seja, ela pretende promover a aceitação da diversidade. A educação escolar pretende, com a ajuda de profissionais aptos para o efeito, fomentar aquilo a que chamamos, de forma ampla, direitos humanos (Dazzani, 2010).

Fala-se aqui de um tipo de educação cuja exclusão se pretende deitar por terra e desenvolver estratégias que possam realmente levar as mesmas oportunidades a toda a comunidade escola, o que significa que todos os seus alunos, mesmo aqueles provenientes das classes populares, portanto de nível sócio económico mais baixo, devem comportar estas mesmas possibilidades (Dazzani, 2010).

É então, também responsabilidade da escola, a educação de alunos com dificuldades em adaptar-se e ajustar-se ao meio escolar, uma vez que, para o bem-estar dos mesmos, é necessário que consigam ultrapassar certas adversidades (Oliveira, & Marinho-Araújo, 2009).

Segundo Dazzani (2010) a política e a filosofia da educação escolar procuram que estas crianças, acima citadas, não fiquem excluídas quando se aprende sore determinados valores culturais cujo ambiente onde as mesmas estão inseridas, não corresponde.

Podemos então considerar que educação escolar, pressupõe que o próprio psicólogo escolar intervenha junto de toda a comunidade da mesma, para que a prevenção de riscos e a promoção da saúde e do bem-estar de todos, sejam devidamente asseguradas, no sentido de obter realmente sucesso (Dazzani, 2010).

Contudo, a preocupação com a educação escolar de todo os alunos não é apenas da responsabilidade do psicólogo mas também dos próprios professores, com quem os alunos lidam diretamente, no sentido de acompanhar de forma mais sensibilizada esses mesmos alunos, tornando-os ativos no processo do sucesso escolar de odos os alunos (Oliveira, & Marinho-Araújo, 2009).

Conclusão

A educação escolar pretende promover a cidadania de todos os seus alunos independentemente do meio de onde vêm, uma vez que acredita no direito de todos às mesmas oportunidades. A partir daqui, o trabalho de toda a comunidade escolar em cooperação, é imprescindível para que o máximo possível de alunos tenha acesso à educação.

  • Dazzani, M.V.M. (2010). A Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva: Uma Leitura Crítica. Psicologia Ciência e Profissão, 2020, 30 (2), 362-375;
  • Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de, & Marinho-Araújo, Claisy Maria. (2009). Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 9(3) Recuperado em 25 de feveiro de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000300007&lng=pt&tlng=pt.
298 Visualizações 1 Total
298 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.