Práticas educacionais

As práticas educacionais são estão bastante direcionadas para o papel do psicólogo escolar, profissional que poderá orientar adequadamente a comunidade escolar em relação às mesmas.

As práticas educacionais são estão bastante direcionadas para o papel do psicólogo escolar, profissional que poderá orientar adequadamente a comunidade escolar em relação às mesmas.

Segundo Moreira e Oliveira (2016) as práticas educacionais vão muito além daquilo que a criança aprende em casa. Do ponto de vista da psicologia, é importante perceber a necessidade de toda uma equipa multidisciplinar, aliada à comunidade escolar, já que a instituição de ensino é privilegiada pelo tempo que a criança passa dentro da mesma, o que envolve a atuação do professor, do psicólogo, do próprio aluno, e de todos os elementos que fazem parte desta comunidade (Moreira, & Oliveira, 2016).

Quando falam do psicólogo, os autores referem que, em termos de práticas educacionais, os mesmos devem orientar os demais profissionais, nomeada e principalmente, os professores, no sentido de que estes entendam a sua verdadeira missão junto dos seus alunos, uma vez que esta vai estar diretamente ligada ao desenvolvimento humano dos mesmos (Moreira, & Oliveira, 2016).

São muitas as responsabilidades do serviço de psicologia e orientação (SPO) dentro de uma instituição de ensino, uma vez que é da responsabilidade deste profissional que se procurem encontrar estratégias a fornecer aos professores para que os mesmos ajustem, adaptem e projetem os seus programas curriculares de forma a poderem dar um novo e mais produtivo significado de educação aos seus alunos (Moreira, & Oliveira, 2016).

Para Moreira e Oliveira (2016) é importante reconhecer esta fase de desenvolvimento dos estudantes, na qual é comum surgirem rótulos e diagnósticos que não têm qualquer tipo de fundamento e é uma das questões onde também é mais importante trabalhar.

Conclusão

Em suma é necessário que, quando se fala de práticas educacionais, seja referida a importância do psicólogo escolar, uma vez que este é uma fonte preciosa para, junto da comunidade escolar, encontrar meios de colocar estas práticas no ativo, principalmente junto dos professores, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para o efeito.

  • Moreira, I.G, & Oliveira, R.F.S. (2016). A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE.  Psicologia e Saúde em Debate Outubro, 2016: 2 (Edição Especial): 14-27
293 Visualizações 1 Total
293 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.