Geotargeting é uma ferramenta que permite mostrar a um utilizador um conteúdo baseando-se na sua posição geográfica.
Genericamente, o Geotarget possibilita o direcionamento de anúncios para clientes localizados ou interessados em determinadas áreas geográficas. Neste serviço é possível delimitar a cobertura das campanhas por países, distritos, cidades, etc.
Alguns sites de notícias, por exemplo, montam a página principal de acordo com a localização do utilizador, enquanto outros sites escolhem o idioma utilizado, sendo que o Geotargeting pode ser implementado através do idioma ou do local onde está a pessoa em causa, redirecionando-a para domínios ou subdomínios específicos com base no seu IP (Internet Protocol).
A questão aqui não é tanto como direcionar, mas mais o que direcionar, pois a seleção de conteúdo realizada – aquele que vai ser exibido ao utilizador – deve ser avaliada conforme os interesses do mesmo.
Importância do Geotargeting para as empresas
Como o Geotargeting permite oferecer conteúdo personalizado, uma empresa consegue atrair o consumidor: quanto mais relevante uma informação for para uma pessoa, maior é a possibilidade de ela se interessar pelo conteúdo, permanecer na página do site e mais tarde, transformar-se em cliente.
Ao aplicarem o Geotargeting nos seus sites, as empresas conseguem criar domínios específicos para diferentes locais, com idiomas e ofertas personalizadas.
Exemplos: A enciclopédia online Wikipédia mostra o seu conteúdo de acordo com o idioma e a localização do utilizador, embora seja possível escolher a forma de visualização preferida. Também os motores de pesquisa, como o Google, possuem recursos para direcionar o utilizador para uma página que responda às suas necessidades, o que inclui a localização. Para tal, o Google analisa dados sobre domínio, idioma, país, localização e localização padrão.
Como implementar o Geotargeting?
Para implementar o Geotargeting é necessário começar por descobrir a localização do utilizador que acede ao site de uma empresa. A forma mais simples é utilizar os dados de IP, pois estes reúnem informações sobre o dispositivo, com base em redes públicas ou locais, e isso permite conhecer a sua localização. Por fim, é preciso integrar um endereço de IP à base de dados para manipular o conteúdo, processo mais complicado e dispendioso, principalmente quando é necessário determinar a localização específica.
O que é Geomarketing?
Geomarketing é qualquer estratégia de marketing que inclua inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local e na hora certa.
O Geomarketing é muito usado pelas empresas para analisar as características do seu público-alvo de determinada zona, para determinar a localização de uma nova loja física, as áreas com mais potencial para vendas, etc.
Como usar o Geomarketing?
Principais estratégias que os negócios estão a usar para alcançar mais resultados a nível de Marketing Digital:
Geotargeting
Estratégia que segmenta os públicos de uma empresa de acordo com a sua localização e permite que uma campanha possa ser segmentada de acordo com o país onde as pessoas moram ou a cidade onde vivem e/ou trabalham (desde que esses dados tenham em conta os objetivos da estratégia de marketing). Em resumo, o Geomarketing permite filtrar apenas o público-alvo que interessa, oferecer-lhe conteúdos adequados e trazer melhores resultados para as campanhas de uma empresa.
Marcação da localização do utilizador numa publicação usada com frequência no Facebook e no Instagram, por exemplo. Quando estão num evento, num passeio, num local diferente, as pessoas agregam mais informações geográficas a essa publicação e os negócios aproveitam-se disso para divulgar espontaneamente a sua marca. Além disso, as publicações servem também como feedback para o negócio, já que as pessoas relatam as suas impressões sobre um ponto de venda.
Trata-se de uma estratégia que oferece conteúdo em tempo real de acordo com os movimentos do utilizador, captados pelo GPS. Quando um smartphone, por exemplo, entra numa área determinada por uma empresa, a pessoa em causa recebe uma notificação (email ou SMS). Em negócios locais esta é uma forma eficaz para atrair novos clientes. Exemplo: quando se identifica um consumidor perto de uma loja, esta pode enviar uma notificação com um cupão de desconto a incentivar a visita ao seu ponto de venda.
Geofiltros
Trata-se da possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos em redes sociais. Os Geofiltros são disponibilizados ao identificar a localização do utilizador pelo GPS (nome da cidade, por exemplo) e carregados automaticamente. Também as empresas podem criar Geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os utilizadores estiverem na sua loja ou num dos seus eventos.