Geofencing

Noção, funcionamento, aplicações, requisitos técnicos e benefícios da utilização de serviços de Geofencing

Geofencing é o nome dado aos serviços de localização assentes na técnica de delimitação virtual de uma zona geográfica.

 

Geofencing é, genericamente, um perímetro virtual que se pode desenhar em torno de qualquer local num mapa, através de coordenadas de GPS (Global Positioning System) utilizadas em dispositivos móveis. O objetivo é monitorizar os clientes-alvo que entrarem nesse local de modo a desencadear ações que podem incluir iniciativas de envolvimento com os consumidores e alertas, entre outras.

As áreas que o Geofencing gere são assinaladas por regiões circulares ou, em alguns casos, através de formas, polígonos, edifícios ou locais que se pretendem segmentar. Depois de assinaladas, estas áreas são rastreadas de modo a que uma empresa saiba quando é que um cliente está a “entrar” ou a “sair” desses locais. Assim, os geofences são usadas para segmentar clientes em locais físicos, permitindo que uma empresa comunique através da mensagem mais correta, da campanha perfeita, na hora e no local certo.

 

Exemplo:

Uma livraria situada num centro urbano pode definir uma notificação geográfica ou geofence com um raio de 500 metros e quando os seus clientes (que fizeram o download da sua App e estão ligados ao sistema de gestão da livraria) entrarem na área geográfica definida, recebem uma notificação a avisar, por exemplo, que os livros encomendados já chegaram ou que nesse dia há uma sessão de autógrafos com determinado autor ou que existe uma promoção de romances e obras de ficção. Os consumidores agradecem o aviso porque os ajuda a gerir a sua agenda diária e a livraria tem a possibilidade de oferecer um serviço de valor acrescentado sem que, com isso, necessite de mais recursos humanos.

 

Aplicações práticas de Geofencing

O Geofencing, ao envolver os consumidores com base na localização, consegue desencadear vendas imediatas porque este tipo de alerta recebido em equipamentos móveis, como smartphones, com rapidez e facilidade, deixa as pessoas mais propensas para parar e até efetuar uma compra ou aderir a um serviço. E mesmo que a notificação não leve a uma visita ou a uma venda imediata, permite que uma empresa saiba exatamente por que locais um consumidor passou e onde estava no momento em que recebeu a mensagem. E isso ajuda na definição da buyer persona do negócio e direciona os esforços futuros com base nas comunicações que mais sucesso tiveram.

 

Requisitos técnicos do Geofencing

Para funcionar, o Geofencing usa aplicativos que geralmente combinam os dados de GPS com os dados dos smartphones e também os dados do wi-fi.

O GPC de alta precisão permite a ligação a um satélite que por sua vez fornece informações precisas a nível de localização em relação a pessoas que possuem equipamentos eletrónicos móveis, tais como smartphones, com sistemas operativos (nomeadamente iOS e Android) que possibilitam a monitorização (region monitoring) sem necessidade de hardware especifico.

A área em causa é definida por dois pontos, formando um círculo, mas esta área deve ser ultrapassada para que uma notificação seja enviada. Desta maneira, é recomendável utilizar um serviço profissional para o Geofencing. A zona também pode ser configurada por utilizadores finais usando recursos incorporados nas aplicações móveis. Como o iOS Reminders que permite a escolha de um endereço ou local onde se deseja ativar um alerta específico ou notificação de envio.

De ressalvar que se a área que uma empresa deseja monitorizar for mais complexa, devem-se usar outros aplicativos.

E por fim, e como é óbvio, para que uma pessoa seja identificada desta maneira, tem que ter dado o seu consentimento.

 

Principais benefícios do Geofencing

As principais vantagens do Geofencing para uma empresa são o aumento das vendas e do nível de lealdade dos consumidores.

O Geofencing oferece aos clientes a mensagem certa, na hora certa, com o máximo de precisão e em tempo real. Por isso se tem popularizado, assumindo-se hoje como uma prática normal em muitas empresas que desejam aproveitar as oportunidades que a delimitação de áreas geográficas lhes oferece. E está a tornar-se numa ferramenta importante do Marketing Digital, em conjunto com o uso de redes sociais. De facto, um dos usos mais reconhecidos para o Geofencing surge nas populares aplicações de redes sociais, por exemplo o Snapchat.

No marketing a localização geográfica serve também para ajudar as empresas a direcionarem os seus conteúdos para um público-alvo específico e para descobrir que estratégias funcionam melhor com base nos dados de localização dos utilizadores.

424 Visualizações 1 Total
424 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.