Comunicação externa é uma forma de transmissão de informação entre uma empresa e os seus diferentes públicos.
A comunicação externa define-se assim como o conjunto das ações informativas que a empresa dirige aos atores e agentes exteriores da mesma: potenciais consumidores, clientes, fornecedores, investidores ou sociedade em geral.
O objetivo da comunicação externa é gerar, manter ou reforçar as relações entre a empresa e os seus diferentes públicos, melhorando a imagem da marca e ao mesmo tempo informando a opinião pública sobre diversos aspetos da vida empresarial, que podem afetar ou ser do interesse da sociedade em geral.
Contudo, a comunicação externa não se limita a oferecer informação aos seus diferentes públicos, como processo bidirecional, pretende receber feedback, numa relação de interação que se pretende sistemática e contínua.
É claro que as estratégias a nível de comunicação externa variam consoante a organização, circunstância, propósito e o público-alvo que recebe a mensagem. Uma empresa comunica de forma diferente com investidores do que com clientes, por exemplo, porque os interesses destes dois públicos são, naturalmente, diferentes. Mas independentemente do conteúdo, uma empresa que queira destacar-se no mercado, deve desenvolver estratégias de comunicação externa: só através delas é possível difundir a marca e a identidade da organização e construir uma relação entre a empresa, outras organizações, potenciais clientes e consumidores. Não se trata de fazer publicidade a produtos ou serviço, mas sim de divulgar ações realizadas pela empresa ou marca, atividades desenvolvidas, projetos, novidades e outros temas que sejam do interesse das pessoas.
A importância da comunicação externa
A comunicação externa é muito importante para qualquer empresa porque é através das suas estratégias que a mesma consegue apresentar-se e revelar as suas propostas, soluções, produtos e serviços ao público externo. A par, a comunicação externa potencia o estabelecimento de parcerias e de espaço no mercado, um espaço onde os consumidores, regra geral, estão dispostos a receber informações institucionais que os auxiliem nas suas escolhas de consumo.
Principais canais de comunicação externa
Comunicados de imprensa
Os comunicados de imprensa são um dos canais utilizados pela comunicação externa para enviar informações aos meios de comunicação social, dando a conhecer novos factos sobre o mercado de atuação de uma empresa, novos ou novas funcionalidades em produtos/serviços, incorporação de tecnologias, designações de cargos, eventos, etc.
Publicidade
A publicidade é um dos meios mais tradicionais da comunicação externa, baseado em anúncios na imprensa, rádio, televisão, outdoors e flyers, mas também na Internet, incluindo em espaços digitais patrocinados.
Internet
A Internet também faz parte dos meios da comunicação externa para fornecer informações sobre produtos/serviços aos utilizadores, mas também para mostrar os propósitos e a missão de uma empresa, entre outros dados. No seio da Internet há a destacar, além dos sites institucionais, os blogs e as redes sociais como formas de uma empresa passar informações que ultrapassam o âmbito meramente institucional para abordarem temas de interesse para o público-alvo das respetivas marcas e também para um público mais amplo.
Newsletters
As newsletters impressas ou digitais são outro meio da comunicação externa para passar informação a pessoas interessadas na empresa: notícias, descontos, promoções, etc.
Chamadas telefónicas
Os call centers são também um dos canais para entrar em contacto com o público externo, mas como se trata de um meio direto (na maioria das vezes não solicitado) há que usá-lo com contrapeso e medida.
Comunicação externa versus interna
Todos os departamentos de uma empresa devem estar alinhados para que a comunicação externa atinja os seus objetivos e traga retornos positivos a todos os envolvidos. Nesse sentido, a comunicação interna (aquela que promove o diálogo com os colaboradores de modo a tornar o clima organizacional agradável e saudável) é fundamental para que as ações de marketing de uma empresa tenham sucesso e para que os colaboradores saibam o que precisa de ser feito para que a comunicação externa flua. Embora a comunicação interna seja uma forma de comunicação que ocorre dentro de uma organização, tal como a comunicação externa, desenvolve estratégias para atingir maior eficácia, sendo que uma delas passa pelo alinhamento entre as duas formas de comunicar.