Newsletter

Este artigo procura definir o conceito de newsletter, abordando as suas principais características e elementos a ter em conta na sua composição.

Definição do conceito

A newsletter, ou boletim informativo, é uma publicação que se caracteriza pela distribuição regular a assinantes, e que aborda, geralmente, um determinado assunto de interesse. É uma forma de comunicação entre as empresas e os seus públicos, tanto internos como externos. A distribuição destas publicações via mensagem electrónica é, agora, a forma mais comum de transmissão.

Características da newsletter

Normalmente, são enviadas via correio electrónico, mas também podem ser enviados por SMS, MMS ou outro tipo de comunicação electrónica. Este tipo de comunicação empresarial é útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa actualizados. A newsletter permite, ainda, levar a cabo estudos sobre tendências, comportamentos e gostos dos clientes. Adicionalmente, é uma forma simples e barata de “publicitar” as empresas ou determinados assuntos relacionados de interesse.

Forma da newsletter

Estrutura e organização gráfica:  deve ser pensada com especial cuidado, de modo a que o leitor, à primeira vista, sinta, não só vontade e interesse na sua leitura (atractividade) como se sinta confortável na procura de informação que quer obter. Para tal, deve ser organizada de forma clara e concisa, de modo a não induzir dúvidas nem cansaço individual.

Gestão de conteúdos: coerência entre tópicos e relativamente à entidade empresarial que representam. A informação da newsletter deve ser verdadeira, autêntica e, acima de tudo,  actual e de interesse.

Linguagem: clara e eficaz. É crucial que o público-alvo não tenha qualquer problema na interpretação da informação.

Público-Alvo: o conhecimento à priori de características do público-alvo a quem a newsletter se pretende dirigir é benéfico e, até, recomendável, pelo que no formulário de registo devem ser inseridos campos adicionais.

553 Visualizações 1 Total
553 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.