Geotagging é o nome dado ao processo de adição de metadados de identificação geográfica a fotografias (também vídeos, sites, mensagens SMS, feed RSS, código QR…), de forma a revelar a longitude e latitude exata de quando a foto foi tirada e podendo também incluir altitude, direção, distância, dados de precisão e nomes de lugares.
No fundo, o Geotagging é mais um recurso relacionado com a utilização de GPS. A sua marcação é feita usando coordenadas geográficas de GPS e dados de um sistema de posicionamento global que identificam o local onde uma fotografia foi tirada, abrindo assim novas possibilidades a nível de serviços de partilha de imagens, como no Flickr. Por exemplo, passa a ser possível fazer pesquisas também por locais, obtendo como resultados fotos tiradas em locais específicos. Numa rede social, com o Geotagging um utilizador pode encontrar não apenas imagens de um local que quer conhecer, mas também pessoas que já passaram por lá. Por isso não é de estranhar que os smartphones sejam o campo de aplicação mais usual para o Geotagging, pois cada vez mais equipamentos incluem quer uma câmara quer um GPS. E quando se juntam estes dois componentes básicos necessários para gerar as respetivas tags, consegue-se obter a localização de forma rápida – mesmo em locais com pouco sinal – e incluir a localização de forma automática às fotos.
Importância do Geotagging
O Geotagging pode ajudar os utilizadores a encontrar uma grande variedade de informações específicas sobre um local em particular.
Exemplo: com o Geotagging é possível encontrar imagens tiradas perto de um determinado local, inserindo coordenadas de latitude e longitude num mecanismo adequado de pesquisa de imagens. Mas a utilização destes serviços também permite encontrar notícias baseadas em localização ou outros recursos. Em suma, o Geotagging pode informar os utilizadores sobre a localização do conteúdo de uma determinada imagem ou outros meios de comunicação.
Como funciona o Geotagging?
Para obter os dados de GPS no momento em que uma fotografia é feita, o utilizador deve ter uma câmara com GPS integrado ou um GPS autónomo juntamente com uma câmara digital. Hoje em dia, a maioria dos smartphones já utiliza um chip GPS juntamente com câmara para permitir que o utilizador faça, automaticamente, geo tag das suas fotografias. Mas é necessário ter também o software interno capaz de incorporar as informações do GPS dentro da imagem e, claro, ativar o Geotagging nas configurações do programa, ou seja, nas aplicações que utilizam dados de GPS.
Usos do Geotagging
Esta tecnologia pode ser útil para particulares e empresas. Por exemplo, investigações policiais podem resolver crimes através das informações recolhidas através de serviços de Geotagging.
Fotógrafos e técnicos de marketing, por outro lado, podem encontrar nesta ferramenta uma forma útil para elaborar um catálogo e/ou sistematizar o seu trabalho, nomeadamente campanhas de publicidade.
O que é Geomarketing?
Geomarketing é qualquer estratégia de marketing que inclua inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local e na hora certa.
O Geomarketing é muito usado pelas empresas para analisar as características do seu público-alvo de determinada zona, para determinar a localização de uma nova loja física, as áreas com mais potencial para vendas, etc.
Como usar o Geomarketing?
Principais estratégias que os negócios estão a usar para alcançar mais resultados a nível de Marketing Digital:
Geotagging
Marcação da localização do utilizador numa publicação usada com frequência no Facebook e no Instagram, por exemplo. Quando estão num evento, num passeio, num local diferente, as pessoas agregam mais informações geográficas a essa publicação e os negócios aproveitam-se disso para divulgar espontaneamente a sua marca. Além disso, as publicações servem também como feedback para o negócio, já que as pessoas relatam as suas impressões sobre um ponto de venda.
Geotargeting
Estratégia que segmenta os públicos de uma empresa de acordo com a sua localização e permite que uma campanha possa ser segmentada de acordo com o país onde as pessoas moram ou a cidade onde vivem e/ou trabalham (desde que esses dados tenham em conta os objetivos da estratégia de marketing). Em resumo, o Geomarketing permite filtrar apenas o público-alvo que interessa, oferecer-lhe conteúdos adequados e trazer melhores resultados para as campanhas de uma empresa.
Trata-se de uma estratégia que oferece conteúdo em tempo real de acordo com os movimentos do utilizador, captados pelo GPS. Quando um smartphone, por exemplo, entra numa área determinada por uma empresa, a pessoa em causa recebe uma notificação (email ou SMS). Em negócios locais esta é uma forma eficaz para atrair novos clientes. Exemplo: quando se identifica um consumidor perto de uma loja, esta pode enviar uma notificação com um cupão de desconto a incentivar a visita ao seu ponto de venda.
Geofiltros
Trata-se da possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos em redes sociais. Os Geofiltros são disponibilizados ao identificar a localização do utilizador pelo GPS (nome da cidade, por exemplo) e carregados automaticamente. Também as empresas podem criar Geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os utilizadores estiverem na sua loja ou num dos seus eventos.