Um Plano de Marketing Digital é um documento onde são registrados os objetivos e as estratégias de marketing online de uma empresa durante determinado período.
Tal como no marketing offline, é fundamental, também para a Web, um documento que ajude uma empresa a orientar os objetivos da marca, produto ou serviço que oferece, potenciando o retorno do investimento e atingindo com mais eficácia as metas traçadas.
Um Plano de Marketing Digital é um documento que pode funcionar como complemento do próprio Plano de Marketing da empresa
O que é um Plano de Marketing?
É um documento que formula um plano para comercializar produtos e serviços. Por outras palavras, é uma ferramenta estratégica utilizada genericamente para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa, estimulando a mesma a estabelecer metas, objetivos e a procurar conhecer as necessidades e os desejos dos seus consumidores.
Um Plano de Marketing bem estruturado consegue indicar a uma empresa onde deve empreender mais esforços e ajuda-a a observar e tirar o melhor proveito possível das oportunidades encontradas, potencializando os pontos fortes do seu negócio e neutralizando os fracos.
A formalização e a conjugação e articulação das diferentes decisões constituem as características chave do Plano de Marketing.
Um bom plano deve ainda retratar aspetos culturais, ambientais, sociais, entre outros fatores que poderão influenciar direta ou indiretamente o rumo de ações e abordagens no negócio.
O que é Marketing Digital?
É o conjunto de atividades que uma empresa (ou uma pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. De entre as suas principais estratégias, destaca-se o Inbound Marketing, Content Marketing e SEO (Search Engine Optimization).
Principais etapas na planificação de um Plano de Marketing Digital
-
Atrair o público-alvo
Para atrair o público-alvo, uma empresa tem de produzir e publicar conteúdos valiosos, partilhá-los nos vários canais digitais consoante a temática e o objetivo (blog, site, redes sociais, portais, medias online), otimizar em termos de pesquisa (SEO), apostar na usabilidade e, se possível, investir em anúncios pagos (nomeadamente PPC, pay-per-click).
-
Converter o público-alvo em leads
Depois de atrair o seu público, uma empresa deve tentar convertê-lo em leads, por exemplo com a criação de botões de call-to-action ou CTAs, que levam a landing pages com a oferta de algo útil para os consumidores, como ebooks, versões teste de produtos, oferta de serviços, etc, em troca dos seus contactos, como é evidente.
-
Relacionar-se com o público em todos os estágios do processo de vendas
Com a conquista de leads, uma empresa pode começar então a investir num relacionamento mais personalizado para perceber até que ponto o lead se vai transformar em cliente. Neste estágio, o email marketing é particularmente interessante.
-
Fechar as vendas
Para fechar as vendas é importante que uma empresa coloque o departamento de marketing e o comercial a trabalharem em sintonia porque depois de angariados os leads pelo marketing é necessário que a área comercial os agarre com afinco. No final é importante que toda a empresa sem exceção se esforce para fazer tudo para manter o novo cliente satisfeito e envolvido com a instituição: pronto para se tornar fã e partilhar os seus conteúdos na Internet.
- Analisar os dados, otimizar as ações e garantir o retorno
Deve-se avaliar continuamente a relação investimento/retorno para se poder efetuar os ajustes necessários. Num Plano de Marketing Digital, o Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas porque fornece todas as métricas necessárias gratuitamente.
Exemplo de estrutura do Plano de Marketing Digital
-
Sumário executivo
Breve descrição do conteúdo do Plano de Marketing Digital.
-
Análise interna
Análise interna do negócio. Para a fazer, a empresa deve dar resposta aos seguintes itens:
- Breve descrição da empresa, incluindo missão, visão e valores.
- Descrição do posicionamento da empresa.
- Diferenciação dos seus produtos/serviços.
- Estabelecimento dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
- Análise dos recursos financeiros.
- Análise dos recursos humanos.
- Análise de parcerias.
- Análise do marketing-mix atual da empresa (Produto/Serviços, Preço, Promoção e Distribuição).
- Análise do volume de vendas, quota de mercado, portfólio de produtos/serviços e sua evolução nos últimos três anos (se possível).
- Análise da evolução do preço dos produtos/serviços no último ano (se possível).
- Análise à promoção/comunicação realizada nos últimos 6 meses assim como o seu posicionamento atual na Internet.
- Análise do perfil do consumidor atual (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expetativas) versus análise do potencial consumidor digital (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expectativas).
-
Análise externa
Após a análise interna, uma empresa deve proceder a uma análise externa, tendo em conta os seguintes pontos:
- Análise do mercado onde atua (volume de vendas, quotas de mercado, taxas de crescimento, tendências e características com referência ao mercado digital).
- Análise PESTAL: análise Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal.
- Análise da concorrência com descrição do Marketing-mix no campo digital (websites, redes sociais, SEO, web analytics, comunicação, conteúdos, posicionamento, etc).
- Análise dos recursos digitais da concorrência.
-
Análise SWOT
SWOT é a análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) no campo digital.
-
Definição de objetivos
Definição dos objetivos a traçar. Por exemplo, aumentar vendas em percentagem, fidelizar os clientes, aumentar a notoriedade, aumentar as visitas do site, captar leads, melhorar a reputação, estabelecer uma relação com os clientes, etc. A par, uma empresa deve definir também os objetivos de marketing.
-
Metodologia de avaliação
Explicação dos métodos que se irão utilizar para atingir os objetivos definidos. Por exemplo, Google Adwords, análises de SEO, vendas online, contactos realizados, etc.
-
Estratégia(s) de marketing
Definição da estratégia a definir para alcançar os objetivos propostos, tais como fidelização, diferenciação de produtos e posicionamento, segmentação e targeting.
-
Definição das políticas de marketing-mix
Definição das estratégias em relação ao marketing-mix, ou seja, preço, produto, comunicação e distribuição no mercado online.
-
Plano de ação
Definição das ações de comunicação a desenvolver no ambiente digital, previstas na estratégia definida.
-
Orçamento de marketing
Elaboração do orçamento de marketing, com custo das ações incluído, bem como custos de marketing, previsões de receitas e previsões de lucros.
-
Controlo e avaliação
Avaliação do Plano de Marketing Digital com monitorização dos resultados obtidos.
-
Plano de contingência
Plano B (C ou D) que se necessário serve para redirecionar as estratégias e estabelecer outras táticas, caso o Plano de Marketing Digital não esteja a atingir os objetivos propostos nem a alcançar as metas estabelecidas.