Content Marketing

Content Marketing ou, em português, marketing de conteúdos é a actividade de produção de conteúdos escritos, visuais ou áudio com vista a atrair e fidelizar uma audiência bem definida com o objectivo de comunicar, divulgar e vender um produto ou serviço. Consiste basicamente, de qualquer tipo de conteúdo de marketing que envolva a criação e partilha de conteúdos para comunicar, adquirir e educar os consumidores.

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), consiste:
“Numa abordagem do marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter um público claramente definido e, em última análise, para gerar acções rentáveis de clientes.” 

Content Marketing, basicamente, é a criação, distribuição e avaliação de conteúdos de excepcional qualidade que cumpram os objectivos de marketing das empresas e que os consumidores considerem de interesse e relevantes.

A abordagem do Content Marketing tem como base fundamental a criação de conteúdos cuidados e especificamente preparados e faz parte da estratégia de comunicação corporativa de longo prazo de uma empresa.

Trata-se da criação de conteúdos optimizados sobre a empresa, a sua área de actuação e os seus produtos e serviços, indo desde os assuntos mais específicos aos mais abrangentes, sempre dentro dos temas mais relevantes para a empresa em questão.

Os conteúdos podem ser relacionados com toda a sua actividade, ser de carácter generalista ou incidir apenas sobre o produto ou o serviço em questão. Estes conteúdos podem assumir diversas formas como produções de texto, notícias, videos instrutivos, white papers, ebooks, posts em blogs, guias, artigos institucionais, perguntas e respostas, imagens e apresentações on e offline, como o webdesign, facebook, twitter, instagram, ou outro qualquer meio.

Ao criar conteúdos específicos e cuidadosamente pensado nas características da empresa e as possíveis necessidades dos consumidores, estamos a educar e cativar os nossos potenciais clientes, e simultaneamente construir uma base de confiança.

Mas para ser bem-sucedido o conteúdo que as marcas criam, deve ser relevante e ser apresentado de forma natural e sem imposições.

O Marketing de Conteúdos não é, nem deve ser, focado exclusivamente na obtenção de lucros e vendas, mas sim, na comunicação directa da marca com os clientes. O conceito baseia-se na fidelização dos clientes ao divulgar informações valiosas, de maneira consistente.

O marketing tradicional está tornando-se cada vez menos efectivo e o Marketing de conteúdos, promete ser o grande motor para atrair e manter clientes de qualidade, frente ao marketing digital.

Actualmente, vivemos numa era digital que modificou para sempre a maneira de lidar com o marketing e a publicidade. O Content Marketing, é uma das mais importantes vertentes inseridas no trabalho de SEO, trabalho este que engloba um conjunto de alterações e optimizações que se podem e devem implementar não só no webdesign, como, em todos os meios utilizados na presença online de uma marca ou empresa, garantindo os melhores resultados e muito mais visibilidade para as empresas e as marcas.
content_marketing
O Content Marketing, surgiu principalmente, porque as empresas perceberam que os usuários da internet se interessam e procuram, primeiramente, pelos conteúdos informativos a respeito de produtos e serviços antes de tomarem uma decisão ou respectivamente, passarem à acção da compra.

Por isso, o Content Marketing é o caminho adoptado pelo novo conceito de marketing, para oferecer conteúdos atractivos e assim, para atrair a atenção, provocar necessidades e por sua vez, conseguir aumentar as vendas.

Independentemente do tipo de estratégia de marketing que a empresa ou marca esteja a seguir, o marketing de conteúdos deve ser sempre parte do processo, não algo em separado. A criação de conteúdos de qualidade deve fazer parte de todas as formas de marketing para que seja uma comunicação harmoniosa e correcta.

Para uma empresa crescer, é necessário que o seu trabalho seja conhecido e o produto seja atractivo para o consumidor. Para alcançar os objectivos de marketing, é preciso que as apresentações dos produtos estejam claras, objectivas e bem estruturadas, com o intuito de apresenta-los ao consumidor e, de fato, conquistar novos clientes e é, esse mesmo, o trabalho do Content Marketing.

636 Visualizações 1 Total

References:

Content Marketing Institute (CMI) – http://contentmarketinginstitute.com/

BALLARDINI, Michela. Content marketing. Apogeo Editore

GIBBS, Justin. Content Marketing: How to Build a Great Brand and Gain High Loyalty Customer. Createspace Independent Publishing Platform, 2016

LIED, Rebecca. Content Marketing: Think Like a Publisher – How to Use Content to Market Online and in Social Media. Que Publishing, 2011

ROSE, Robert & PULIZZI, Joe. Managing Content Marketing: The Real-World Guide for Creating Passionate Subscribers to Your Brand. BookBaby, 2011

636 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.