O primeiro campeonato da Europa
O Campeonato Europeu de Futebol de 1960 foi o primeiro a ser organizado pela UEFA, com a presença de quatro selecções, tendo sido conquistado pela União Soviética. Foi o início do sonho idealizado pelo francês Henri Delaunay, dirigente da Federação Francesa de Futebol, que começou a ser pensado em 1927. Com a criação da UEFA em 1954, o projecto ganhou pernas para andar e, apesar do pouco entusiasmo de algumas federações, o aval foi concedido três anos depois, no congresso do organismo que tutela o futebol europeu.
A França foi o país escolhido para receber a fase final da prova, na qual participaram mais três selecções além dos anfitriões: Jugoslávia, União Soviética e Checoslováquia. Dezassete selecções participaram na qualificação.
A realização da prova só foi possível devido a várias inscrições de última hora, evitando que a estreia da competição não acontecesse devido à escassez de selecções presentes, cujo total não atingia o mínimo de 16 equipas pretendido. Ainda assim, registaram-se algumas ausências de peso, como a Itália, a República Federal da Alemanha e a Inglaterra.
A fase de qualificação
A fase inicial do Europeu de 1960 arrancou com 17 equipas, com um formato de eliminatórias jogadas a duas mãos – em casa e fora – até às meias-finais. Na fase preliminar foi disputado apenas uma eliminatória entre duas equipas: República da Irlanda e Checoslováquia, que culminou com o apuramento da selecção de leste.
República da Irlanda 2-0 Checoslováquia
Checoslováquia 4-0 República da Irlanda
Resultado das duas mãos: 4-2
Oitavos-de-final
O primeiro jogo dos oitavos-de-final foi disputado em Moscovo a 28 de Setembro de 1958, entre a União Soviética e a Hungria, perante 100,572 adeptos, no Estádio Lenine. O encontro terminou com a vitória dos russos por 3-1, tendo Anatoli Ilyin marcado o primeiro golo aos quatro minutos. Um resultado de 4-1 no conjunto dos dois jogos garantiu a passagem da URSS à fase seguinte, a caminho do título.
Os anfitriões golearam a selecção da Grécia no segundo jogo da eliminatória, na maior goleada da prova, por 7-1.
Portugal começou bem, conseguindo o apuramento para os quartos-de-final frente à RD Alemanha.
Portugal 3-2 R.D. Alemanha
R.D. Alemanha 0-2 Portugal
Resultado das duas mãos: 5-2
URSS 3-1 Hungria
Hungria 0-1 URSS
Resultado das duas mãos: 1-4
Grécia 1-1 França
França 7-1 Grécia
Resultado das duas mãos: 2-8
Roménia 3-0 Turquia
Turquia 2-0 Roménia
Resultado das duas mãos: 2-3
Bulgária 1-1 Jugoslávia
Jugoslávia 2-0 Bulgária
Resultado das duas mãos: 1-3
Checoslováquia 5-1 Dinamarca
Dinamarca 2-2 Checoslováquia
Resultado das duas mãos: 7-3
Espanha 3-0 Polónia
Polónia 2-4 Espanha
Resultado das duas mãos: 7-2
Áustria 5-2 Noruega
Noruega 0-1 Áustria
Resultado das duas mãos: 6-2
Quartos-de-final
Nos quartos-de-final, a União Soviética acabou por beneficiar de uma situação caricata, ao vencer a eliminatória frente à Espanha por falta de comparência. A situação resultou da decisão controversa do General Franco de impedir a selecção espanhola de jogar.
Portugal foi eliminado frente à Jugoslávia, em grande parte devido a uma goleada sofrida no primeiro jogo, por 5-1. A vitória em casa de pouco serviu para as ambições lusas.
Checoslováquia 3-0 Roménia
Roménia 0-2 Checoslováquia
Resultado das duas mãos: 5-0
URSS – Espanha
Espanha – URSS
Jogo perdido por falta de comparência
Jugoslávia 5-1 Portugal
Portugal 2-1 Jugoslávia
Resultado das duas mãos: 6-3
Áustria 2-4 França
França 5-2 Áustria
Resultado das duas mãos: 4-9
Meias-finais
A fase final do Europeu de 1960, que se iniciou nas semi-finais, foi disputada em França, com a presença de URSS, França, Jugoslávia e Checoslováquia. Se dúvidas houvesse quanto à qualidade e mérito dos russos em chegar a esta fase, depois da forma como se apurou nos quartos-de-final, depressa ficaram desfeitas com uma vitória clara por 3-0, contra os checoslovacos.
Os anfitriões foram derrotados frente À Jugoslávia por 5-4, no jogo que ainda detém o recorde de golos marcados nas fases finais
França 4-5 Jugoslávia
Checoslováquia 0-3 URSS
Terceiro e Quarto lugar
A França, depois de ter falhado a presença da final, não conseguiu entrar no pódio, ao perder contra a Checoslováquia, na partida de atribuição do 3º e 4º lugar.
Checoslováquia 2-0 França
Final
Graças ao lendário guarda-redes russo Lev Yashin, A URSS conseguiu impedir que os jugoslavos materializassem mais que um golo, apesar de terem dominado praticamente todo o encontro.
Slava Metreveli marcou o golo que levou o jogo para prolongamento, numa fase em que a Jugoslávia acusou algum cansaço. Viktor Ponedelnik, com um cabeceamento certeiro, viria a dar o primeiro e único troféu aos soviéticos.
URSS 2-1 Jugoslávia
URSS vence no prolongamento
References:
http://pt.uefa.com/uefaeuro/season=1960/matches/round=160/index.html