Campeonato Nacional de Futsal

Apresentação da competição nacional Campeonato Nacional de Futsal que se disputa entre equipas da 1ª Divisão de Futsal em Portugal

O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina é a principal competição entre os clubes de futsal da primeira divisão de Portugal.

campeonato nacional de futsal masculino

O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina é denominado por Liga Sport Zone por questões de patrocínio. É a principal competição de nível nacional em Portugal e é disputada entre as equipas e clubes que estejam na primeira divisão do campeonato da modalidade de futsal do país. O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina acontece todos os anos (anualmente) desde a época do ano de 1990 e a organização e regulação está a cabo da Federação Portuguesa de Futebol que organiza ainda competições como o Campeonato Nacional de Futsal Feminino, a Taça de Portugal de Futsal Feminino, a Taça de Portugal de Futsal Masculino, a Supertaça de Futsal Masculino, a Supertaça de Futsal Feminino e a Taça da Liga de Futsal. Além destas competições, a Federação Portuguesa de Futebol organiza e regula ainda as seleções nacionais de futsal masculinas e femininas e também outras modalidades como o futebol e o futebol de praia.

O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina já conta com vinte e sete edições desde a época do ano de 1990, ano em que o Sporting Clube de Portugal – Futsal se sagrou campeão nacional da modalidade de futsal. O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina foi a primeira competição a ser disputada em Portugal segundo as regras de atuação da FIFA para a modalidade de Futsal. A partir da época dos anos de 2013-2014 o Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina passou a denominar-se por Liga Sport Zone de Futsal por razões de patrocínio. Esta competição é constituída por duas fases em que as equipas da primeira divisão participam numa fase inicial, na qual todos os clubes jogarão duas vezes entre si, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado. Seguidamente, os oito clubes que terminem entre o primeiro e o oitavo lugar ganham acesso à segunda fase do campeonato, ou seja, ao Play Off. Nessa fase, os clubes lutam por um acesso a uma final através de um sistema de eliminatórias disputadas à melhor de três jogos da seguinte forma:

Na 1ª Eliminatória

  • Jogo A (1º lugar vs 8º lugar)
  • Jogo B (2ª lugar vs 7º lugar)
  • Jogo C (3º lugar vs 6º lugar)
  • Jogo D (4º lugar vs 5º lugar)

Na 2ª Eliminatória

  • Jogo E (Vencedor Jogo A vs Vencedor Jogo D)
  • Jogo F (Vencedor Jogo B vs Vencedor Jogo C)

A final é disputada entre as equipas que ganharem o jogo E e o jogo F, que se disputa à melhor de cinco jogos. Os primeiros quatros jogos da final são realizados alternadamente nos recintos dos dois clubes envolvidos enquanto que o quinto jogo acontece na casa do clube que tenha conseguido a melhor classificação desde o início das eliminatórias.

No Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Masculina as equipas que ficarem classificadas em 13º e em 14º lugar descem automaticamente ao Campeonato Nacional de Futsal da Segunda Divisão.

Equipas vencedoras do Campeonato Nacional de Futsal

Sporting Clube de Portugal – Futsal: foi campeão por catorze vezes, esteve em segundo lugar por oito vezes e em terceiro apenas por uma.

Sport Lisboa e Benfica – Futsal: foi campeão por sete épocas no total, ficou em segundo lugar também pelo menos número de épocas, sete, E em terceiro lugar apenas em duas edições.

Miramar: Foi campeão por duas vezes, ficou em segundo lugar por duas vezes também e em terceiro apenas por uma.

Correio da Manhã: foi campeão por duas vezes, segundo classificado por uma e terceiro lugar em dois anos.

AR Freixieiro: campeão num ano, nunca ficou em segundo lugar e cinco vezes em terceiro lugar.

Santos Venda Nova: campeão num ano

Atlético CP, Belenenses, Associação Desportiva do Fundão, Sporting Coimbrões, Esperança Viva, A. Portela, FJ Antunes, Recordação D’Apolo, Olivais, Instituto D. João V, SC Braga/AAUM, Estoril, AMSAC, Beneditense, Modicus Futsal, Leões de Porto Salvo e Rio Ave nunca foram campeões, no entanto já ficaram em segundo ou em terceiro lugar.

587 Visualizações 1 Total
587 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.