Futsal

Apresentação da modalidade de Futsal, as suas regras e posição dos jogadores

Futsal é uma modalidade desportiva também conhecida como «futebol de salão» e que é jogada por cinco jogadores em cada equipa, entre duas equipas, numa quadra desportiva e cujo jogo tem duas partes de vinte minutos cada

Ricardinho, jogador português de futsal

Ricardinho, jogador português de futsal

O Futsal é uma modalidade desportiva que também é conhecida pelo termo «Futebol de salão» porque de facto este desporto nada mais é do que uma adaptação da modalidade do futebol para um futebol com menos jogadores e praticado não num campo mas sim numa quadra desportiva, geralmente instalada num pavilhão coberto. O Futsal em Portugal é uma modalidade organizada e regulada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que tem a seu cargo a orientação, organização e regulação das seleções nacionais seguintes: a Seleção Nacional de Futebol Masculino, a Seleção Nacional de Futebol Feminino, a Seleção Nacional de Futebol de praia masculino e as seleções nacionais da modalidade de futsal que são a Seleção Nacional de Futsal Masculino e a Seleção Nacional de Futsal Feminino. Além das seleções nacionais, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) organiza e regula ainda as modalidades de Futebol Masculino, de Futebol Feminino, de Futebol de Praia Masculino, os Torneios Interassociações e as modalidades de Futsal Masculino e de Futsal Feminino.

O Futsal (na vertente masculina e na vertente feminina) é a adaptação da modalidade do futebol (com onze jogadores e jogado em campo) para a prática numa quadra desportiva em que duas equipas, com cinco jogadores cada, disputam uma partida da modalidade que se divide em duas partes de vinte minutos cada uma e que geralmente é jogada em pavilhão coberto. À semelhança do futebol, o futsal é jogado entre duas equipas e o principal objetivo é colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura de uma trave horizontal a que se chama vulgarmente e nas duas modalidades, por baliza. Quando o objetivo é alcançado é marcado ‘golo’. Num jogo de futsal, o único jogador autorizado a segurar a bola com as mãos é o guarda-redes e a prova (jogo) é ganha pela equipa que marcar o maior número de golos nos quarenta minutos que dura o jogo (divididos por dois tempos de igual duração – vinte minutos).

As origens do futsal remontam por volta do anos de 1934 em que o professor Juan Carlos Ceriani Gravier da Associação Cristã de Moços no Uruguai que deu o nome de «Indoor Football» à modalidade. Nos anos 1930 o Uruguai era um dos países mais influentes no mundo do futebol e foi lá que se realizou a primeira Copa do Mundo de Futebol promovida pela FIFA.

Em Portugal a primeira liga da modalidade de futsal tem o nome de «Liga Sport Zone» na vertente masculina e Campeonato Nacional de Futsal Feminino na vertente feminina. As equipas masculinas que disputam o título de campeão nacional de futsal masculino são, na época dos anos de 2017/2018 as seguintes: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Braga, Futsal Clube Azeméis, Modicus Futsal, Clube de Futebol «Os Belenenses», Associação Desportiva do Fundão, Quinta dos Lombos, Futebol Clube Unidos Pinheirense, Rio Ave Futebol Clube, Burinhosa e o clube Leões de Porto Salvo.

Na modalidade desportiva de futsal existem várias funções e posições para os jogadores que a praticam tais como: o guarda-redes, que é o jogador que está incumbido de defender os possíveis golos marcados pela equipa contrária à sua. Além de defender está também habilitado a atacar mas não pode tocar na bola no campo de defesa do adversário. É o único jogador da equipa, em campo, que pode tocar na bola com as mãos. O guarda-redes está posicionado na baliza – uma meta adversária definida por dois postes verticais limitados pela altura de uma trave horizontal. O jogador fixo, que é o defesa ou o médio, o jogador denominado por ala, que pode ser ala esquerdo ou ala direito e que é o jogador que trabalha a bola na parte lateral da quadra e o pivô que é o jogador atacante da equipa, que fica mais próximo da linha de golo.

Uma das personalidades mais reconhecidas no mundo do futsal é Ricardinho, um português que já foi reconhecido por cinco vezes como «Melhor Jogador do Mundo de Futsal» e que foi o primeiro e único português a receber esta distinção desde sempre.

509 Visualizações 1 Total
509 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.