Campeonato Nacional de Futsal Feminino

Apresentação do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, a principal competição nacional da modalidade em Portugal

O Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª Divisão é a principal competição entre os clubes de futsal (equipas femininas) da primeira divisão de Portugal.

campeonato nacional de futsal feminino

O Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª  é a principal competição de nível nacional em Portugal e é disputada entre as equipas e clubes femininos que estejam na primeira divisão do campeonato da modalidade de futsal do país. O Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão Feminino acontece todos os anos (anualmente) desde a época do ano de 2013 e a organização e regulação está a cabo da Federação Portuguesa de Futebol que organiza ainda competições como o Campeonato Nacional de Futsal Masculino, a Taça de Portugal de Futsal Feminino, a Taça de Portugal de Futsal Masculino, a Supertaça de Futsal Masculino, a Supertaça de Futsal Feminino e a Taça da Liga de Futsal. Além destas competições, a Federação Portuguesa de Futebol organiza e regula ainda as seleções nacionais de futsal masculinas e femininas e também outras modalidades como o futebol e o futebol de praia.

O Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª Divisão  já conta com quatro edições com esta denominação, no entanto, entre os anos de 1996 e de 2013 o vencedor da Taça Nacional Feminina Sénior de Futsal era considerado o campeão nacional da modalidade de futsal a nível da primeira divisão e a Taça Nacional Feminina Sénior de Futsal era a única competição nacional de futsal feminino nesse período que era disputada pelos vencedores dos campeonatos distritais do país. Na época dos anos de 2013 e de 2014 foi constituído o Campeonato Nacional de Futsal Feminino da primeira divisão e era constituído por duas fases. A primeira fase é composta por duas zonas (a zona Norte e a zona Sul) e por oito clubes cada. A segunda fase é constituída por três poules: a fase de apuramento do campeão que é formada pelos quatro clubes mais bem classificados de cada grupo na primeira fase e duas poles de permanência (sendo uma por cada zona), cada uma constituída por quatro clubes. Em cada uma das fases todos os clubes e equipas jogam duas vezes entre si – uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante. Descem À divisão distrital os 2 clubes que obtenham piores classificações de cada poule de permanência e consequentemente são substituídos na época seguinte pelas quatro equipas com melhores classificações na Taça Nacional Feminina Sénior de Futsal.

O Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª divisão decorre atualmente, na época dos anos de 2017/2918 subdividido pela zona Norte e pela zona Sul. Na zona Norte jogam as equipas: Novasemente, FC Vermoim, Nun’Álvares/IESFafe, Santa Luzia, EDCG, Chaves, Póvoa Futsal e RC Penaguião. Na zona Sul jogam as equipas: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Golpilheira, Quinta dos Lombos, AA Universidade de Évora, ARCD Venda da Luísa, At Povoense e Arneiros. Neste momento, à jornada número 14, o líder do campeonato é o Sport Lisboa e Benfica (atual campeão) que tem neste momento 42 pontos e um pleno de vitórias (14 jogos, 14 vitórias).

Equipas vencedoras do Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª divisão

Época dos anos de 2013-2014: Nesta época o campeão nacional de futsal feminino da primeira divisão de Portugal foi o Centro Recreativo da Golpilheira – Futsal, o segundo lugar foi garantido pelo Futebol Clube de Vermoim – Futsal e o terceiro lugar pela equipa Restauradores Avintenses.

Época dos anos de 2014-2015: Nesta época o campeão nacional de futsal feminino da primeira divisão de Portugal foi o Novasemente Grupo Desportivo – Futsal, o segundo lugar foi atribuído ao Sport Lisboa e Benfica – Futsal e em terceiro lugar ficou o Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos – Futsal.

Na época dos anos de 2015-2016: o vencedor do Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª divisão foi o Futebol Clube de Vermoim – Futsal, em segundo lugar ficou a equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal e em terceiro lugar o Sport Lisboa e Benfica – Futsal.

Na época dos anos de 2016-2017: o vencedor do Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª divisão foi o Sport Lisboa e Benfica – Futsal, em segundo lugar ficou a equipa de futsal feminino do Sporting Clube de Portugal e em terceiro lugar ficou o Novasemente Grupo Desportivo – Futsal.

O Futebol Clube de Vermoim – Futsal, o Centro Recreativo da Golpilheira – Futsal, o Novasemente Grupo Desportivo – Futsal, o Novasemente Grupo Desportivo – Futsal e o Sport Lisboa e Benfica – Futsal são as equipas nacionais com título de campeão nacional de futsal feminino da primeira divisão, cada uma das equipas com um título. O Sporting Clube de Portugal – Futsal, o Restauradores Avintenses e o Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos – Futsal ainda não têm títulos de campeão, no entanto já marcaram presença no segundo ou no terceiro lugar da prova nacional.

542 Visualizações 1 Total
542 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.