Tempestade tropical

Descrição de uma tempestade tropical, as principais características, assim como as suas consequências mais extremas…

Tempestade tropical – conceito

Tempestade tropical vista fora do planeta

Tempestade tropical vista fora do planeta

Tempestade tropical como o nome indica corresponde a uma tempestade que tem origem em regiões tropicais. Dependendo da região onde ocorrem estas tempestades podem assumir designações diferentes, como por exemplo furacões ou ciclones, entre outros.

O serviço atmosférico nacional (americano) tomou a função de nomear as tempestades por ordem alfabética e alternando entre nomes femininos e masculinos, pois inicialmente estas tempestades assumiam o nome do santo do dia em que ocorriam.

Nos Estados Unidos da América existe uma época que devido à intensidade de tempestades tropicais ficou definida como a época dos tornados e ocorre entre os dias 1 de junho e estende-se até ao final do mês de Novembro, no entanto, podem ocorrer com menos frequência em outras épocas do ano.

Como se forma:

Tempestade tropical

Tempestade tropical

Uma tempestade tropical ocorre geralmente como um tornado moderado, cujos ventos podem atingir até 253 quilómetros por hora. A essas velocidades estes tornados já podem causar danos bastante graves. As tempestades tropicais surgem devido a um aquecimento das águas do Oceano Atlântico.

Este aquecimento leva à formação de uma massa de ar quente que se eleva para a atmosfera onde encontra massas de ar frio e trocam de posição dando origem a ventos muito fortes. Estes ventos passam a deslocar-se, devido à rotação do planeta, formando furações, que inicialmente não são muito fortes.

Estas tempestades forma-se normalmente sobre a superfície da água em oceanos cujas águas são mais quentes, originando geralmente massas depressivas. Estas caracterizam-se por chuvas intensas que podem ocorrer subitamente podendo originar deslizamentos de terra, inundações e trovoadas intensas, com ventos muito fortes.

Os diferentes fenómenos que ocorrem durante uma tempestade podem intensificar-se favorecendo o aumento de categoria da tempestade, como ocorreu com a tempestade tropical Ophelia, em 2017, que quase atingiu os Açores tendo subido de categoria.

A sua duração e intensidade dependem do tipo de tempestade que se apresentar. Uma tempestade tropical pode abranger diferentes níveis desde depressões tropicais, passando de seguida a ciclones tropicais, que podem ser moderados ou severos, até atingirem por fim o nível de tufões.

Uma verdadeira tempestade tropical já é bastante perigosas podendo causar muitos distúrbios, estas iniciam-se no nível dos furações e ciclones, enquanto que as depressões tropicais não são consideradas tão perigosas, pois os seus ventos são mais lentos e têm uma duração muito menor.

Consequências:

Consequência de tempestades tropicais

Consequência de tempestades tropicais

Nem todas as tempestades tropicais têm a mesma intensidade, sendo que algumas acabam por passar ao lado das massas de terra sem causar qualquer dano. Por outro lado muitas destas tempestades são a causa de grandes destruições, de um elevado número de mortes, assim como de feridos e desalojados.

Estas tempestades atingem maioritariamente as regiões tropicais, ou temperadas como é o caso das Filipinas, dos Estados Unidos da América, os arquipélagos dos Açores e da Madeira entre diversas outras regiões cujas costas se encontram perto de oceanos de água quente.

A evacuação de uma área atingida por um tempestade tropical torna-se difícil, pois o percurso destas tempestades não é facilmente previsível, sendo necessário um maior numero de estudos para tentar criar um mecanismo que facilite essa previsão.

No ano de 2017 cerca de 350 pessoas morreram devido a este fenómeno, tenha sido de forma direta ou indireta. Um dos casos mais conhecidos é a tempestade tropical Katrina (2005, em algumas regiões da América), que matou cerca de 1800 pessoas deixando cerca de milhares pessoas desalojadas e centenas desaparecidas. Um total de 300000 casas foram destruídas, a população ficou sem água potável e sem eletricidade, tendo algumas famílias sido forçadas a mudarem de área de residência devido aos estragos provocados.

Os preços dos diversos bens subiram, o turismo na região sofreu uma quebra e muitos dos empregos desapareceram, deixando a população numa situação muito difícil e com necessidade de reconstruir não só as suas vidas, mas também tudo o resto.

702 Visualizações 1 Total

References:

(2017). Tempestade tropical Ophelia subiu à categoria de furacão. Lusa. Diario de Noticias. Consulta em: 30 Junho, 2018, em https://www.dn.pt/portugal/interior/tempestade-tropical-ophelia-subiu-a-categoria-de-furacao-8836302.html

SILVA, LUIZ FELIPE. Qual é a diferença entre tempestade tropical, furacão e tornado? Consulta em: 30 Junho, 2018, em https://www.vix.com/pt/ciencia/549518/qual-e-a-diferenca-entre-tempestade-tropical-furacao-e-tornado

Ciclone Tropical. Área educativa. Instituto Português do Mar e da Atmosfera  (IPMA). Consulta em: 30 Junho, 2018, em https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=ciclone.tropical.xml

Zehnder, Joseph A. (2011). Tropical storm. Encyclopædia Britannica, inc. Consulta em: 30 Junho, 2018, em https://www.britannica.com/science/tropical-storm

702 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.